A sétima edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense reuniu, de 4 a 6 de setembro, atletas de todos os campi do IFC para participarem de competições de basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez — sediadas no Complexo Esportivo Bernardo Werner – SESI, em Blumenau — e de diversas modalidades de atletismo (corrida, arremesso de peso, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância e salto triplo, entre outras), que ocorrem no Complexo Esportivo de Timbó.
Os Jogos foram oficialmente abertos na tarde do dia 4, em cerimônia que teve início às 14h, no Complexo Esportivo do Sesi. Os trabalhos iniciaram com a entrada em quadra, em formato de desfile, das delegações de cada um dos campi do IFC. O Campus Blumenau participou com 60 atletas, distribuídos nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Voleibol e Xadrez (no masculino e feminino).
Além dessas modalidades, participou no Atletismo, com destaque para o aluno Victor Cerutti (2º ano do técnico em Informática) que conquistou duas medalhas nas corridas, a prata nos 5.000 m e o bronze no 1.500 m, e no Lançamento de Dado, com o aluno Gabriel Alberton levando a medalha de prata. “Participar dessa edição foi uma experiência única, mesmo não conseguindo primeiro lugar, foi uma experiência em que aprendi muito. Para ano que vem quero melhorar minhas marcas e quem sabe ir para o nacional”, observou Victor.
Nas modalidades coletivas os times não avançaram para as quartas de finais, mas fizeram excelentes partidas ao longo do torneio. O professor de Educação Física, Daniel Minuzzi de Souza, parabenizou os atletas pela conduta exemplar durante o evento. “O espírito olímpico e o companheirismo ficaram em evidência. Parabenizo também os monitores do projeto esportivo, que não mediram esforços para organização das equipes, comunicação entre atletas, organização de uniformes, entre outras coisas, foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades”.
JIFC 2024 trouxe mudanças
Este ano, diante do cancelamento das etapas regional e nacional dos jogos dos Institutos, os JIFC contaram com mais participantes do que as demais edições. Cada delegação pôde levar até 60 estudantes. Com essa alteração, o número de competidores, que nas últimas edições girou em torno de 750, aumentou para cerca de 900. Outra novidade foi a concessão de medalhas aos atletas que chegaram ao pódio e troféus para as equipes vencedoras.
Confira:
BOLETIM FINAL – JOGOS INTERNOS DO IFC
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: divulgação estudantes