O Subcomitê Científico, que acompanha os dados de todas as regiões do Estado onde há campus do Instituto Federal Catarinense (IFC), apontou condições sanitárias favoráveis, no que tange à pandemia do novo coronavírus, para o retorno presencial do Campus Blumenau. Como a região onde o campus está inserido avançou em quatro dos seis indicadores, a unidade passa para a fase 2, conforme o plano de contingenciamento institucional. Com isso, a previsão é que o campus retome as atividades presenciais de forma gradual a partir de setembro.
Na fase dois, as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão continuam, prioritariamente, de forma remota, mas já é possível iniciar aulas práticas, projetos de pesquisa e extensão, e desenvolver atividades de acolhimento e recepção de estudantes de diferentes cursos. Esse retorno, contudo, está condicionado a 20% da capacidade máxima de ocupação da unidade, independente do turno. Ainda que os números da pandemia tenham apresentado significativa melhora na região, os cuidados continuam.
O diretor-geral do Campus Blumenau, professor Aldelir Fernando Luiz, estima o retorno presencial das atividades para depois do recesso escolar, que será em 8 de setembro. “Tendo em vista o início das férias escolares no dia 23 de agosto, e considerando que está previsto no plano de contingência institucional um período de 14 dias para organização escolar após o avanço de cada fase, a gestão entendeu ser mais prudente realizar a retomada gradual das atividades presenciais a partir do início do segundo semestre letivo, o qual ocorrerá ao término do recesso escolar. Esse tempo será importante para que a gestão possa realizar eventuais ajustes, a fim de atender em plenitude as condições estabelecidas pelos órgãos de saúde e sanitários”, observou o diretor.
O campus vem desde o início da pandemia se articulando e se organizando para um possível retorno presencial, por meio da comissão denominada Sistema de Comando Operacional (SCO), formada por servidores das mais diversas áreas. Por isso, já existe um protocolo para esse retorno, como carteiras separadas para atender um número adequado de alunos nas salas de aula e nos laboratórios, separação de mesas no refeitório com placas de acrílico, máscaras, álcool em gel, medidores de temperatura e cartazes orientativos.
O SCO está organizando reuniões com toda a comunidade, servidores, alunos e familiares, para informar sobre como se dará o funcionamento e a organização escolar nesta retomada. As reuniões estão previstas para ocorrer nas próximas semanas e serão comunicadas por meio dos canais de comunicação institucionais (SIGA, e-mail, site, redes sociais).
Confira os indicadores e as informações atualizadas no site subcomitecientifico.ifc.edu.br.
*****
Texto: Cecom/Campus Blumenau