O Campus Blumenau classificou 31 estudantes para a segunda e última fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2019). A edição deste ano registrou um recorde de escolas participantes, foram 54.831, entre instituições públicas e privadas (desde 2017, a prova foi aberta para escolas particulares também). São 18 milhões de alunos classificados para a próxima fase.
A prova da 2ª fase consiste em prova discursiva, de caráter classificatório, composta de seis questões valendo até 20 pontos cada. Além dos classificados para a Obmep, o campus tem 13 estudantes classificados para a Olimpíada Regional de Matemática (ORM). A 2ª fase da ORM será no dia 31 de agosto e a 2ª fase da Obmep será no dia 28 de setembro. Os alunos que participam de ambas as Olimpíadas de Matemática são dos cursos de ensino médio técnico integrado em Informática e Eletromecânica.
A aluna Tatiana Pasold, 15 anos, que está no primeiro ano do ensino médio, participa da Obmep desde 2015, quando ainda cursava o ensino fundamental. Ela conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Atualmente, ocupa a 22ª posição do nível 2 da Obmep. A boa colocação permite que ela participe de treinamentos em São Paulo e Rio de Janeiro. Ela conta que sempre teve afinidade com Matemática, mas passou a gostar mesmo depois que participou da primeira olimpíada. “Achei as questões interessantes, aplicáveis ao dia a dia, isso me aguçou a curiosidade”. Sobre a preparação, ela diz que treina muito a partir de provas anteriores, além de contar com um adicional: “o incentivo dos professores é essencial”.
O professor de Matemática Jeovani Schmitt acredita que a participação nas Olimpíadas aumenta o interesse pela Matemática e também serve para revelar talentos escondidos. “Para os que se destacam, as possibilidades vão além do reconhecimento e da premiação com medalhas. Os alunos premiados tornam-se referências positivas nas escolas, são preparados para participar de competições internacionais e podem receber bolsas para Programas de Iniciação Científica. A experiência é enriquecedora para a vida, para o currículo, e pode apontar direcionamentos para uma profissão do aluno”, observa ele.
Confira aqui a lista dos classificados.
Sobre a Obmep
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Obmep foi criada em 2005, para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. O público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
******
Texto/Fotos: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau