Alimentos que geralmente ficam à disposição dos alunos em espaço montado no hall do campus, agora são cuidadosamente embalados e levados quinzenalmente até os estudantes em suas casas, com toda higiene e segurança necessárias. Desde maio, quando iniciaram as entregas, já integraram os kits: frutas, bolos artesanais, bolachas caseiras, sucos integrais, pães de queijo, barras de cereais e achocolatados. Os alimentos são adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A ação de entrega dos kits em casa tem como base a Lei 13.987 de abril de 2020 e também a resolução 02 de 9 de abril de 2020, que dispõe sobre a execução do PNAE durante o período de calamidade pública em que se encontra o Estado de Santa Catarina devido à pandemia do novo coronavírus. Seguindo as orientações do Ministério da Educação, os kits foram compostos por alimentos semelhantes àqueles que seriam servidos na escola.
Têm direito aos alimentos do PNAE estudantes matriculados na Educação Básica, que compreende a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. No Campus Blumenau, podem receber o benefício os estudantes do Proeja, do ensino médio integrado aos cursos técnicos e os estudantes de cursos técnicos subsequentes, pois estes últimos, embora sejam cursos pós-médio, pertencem à Educação Básica. Não há critério de baixa renda para entrega dos kits, pois o acesso à alimentação escolar é universal, determinado pela Lei 11.947/2009.
Cerca de 80% dos kits são produtos adquiridos da agricultura familiar, contribuindo para cooperativas que fornecem os alimentos oriundos dos recursos do PNAE, fazendo movimentar a agricultura familiar, mesmo com a suspensão das aulas presenciais.
Segundo a presidente da comissão do PNAE no campus, a assistente em administração Marileia Hillesheim Netto, para alguns estudantes, a manutenção da distribuição dos lanches durante o período de suspensão das aulas é de extrema necessidade. “Os agradecimentos que recebemos mostram que, em tempos de pandemia, contribuir ainda é o melhor que podemos fazer”, afirma.
É aluno do campus e quer receber o kit em casa? Envie e-mail para sisae.blumenau.antigo.ifc.edu.br
******
Texto: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau
Fotos: Acervo servidores