Na noite de sexta-feira (14/02), no auditório do Senac, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau formou 83 técnicos nos cursos de Informática e Eletromecânica integrados ao Ensino Médio. Estudantes, familiares, professores e técnicos administrativos em educação se emocionaram com os discursos de despedida.
Os formandos em Informática Gustavo Henrique Nogueira dos Santos e Luiz Carlos Frutos da Costa lembraram do início da jornada, do carinho dos professores, das amizades. E fecharam o discurso agradecendo à escola e aos pais: “Ao Campus Blumenau, nossa casa, deixamos um pouco de nós e levamos muito de vocês. Aqui, nos construímos, e isso nos definirá pelos próximos tempos. Aqui deixamos um pouco de nós e levamos muito da instituição, não apenas no status ou no diploma, mas na maneira como vamos ocupar os lugares no mundo a partir de agora. Aos pais, familiares e pessoas que estiveram presentes e servindo de sustentação durante todo este percurso: saibam que vocês foram a nossa base e o apoio que nos deram foi fundamental para que pudéssemos concluir com êxito tudo que passamos”.
As técnicas em Eletromecânica Maria Eduarda Zonta e Christine Sarah Borchardt lembraram que as experiências que tiveram nessa jornada os fortaleceu, e trouxe aprendizado, tornado-os seres humanos capazes de melhorar a cada dia. “Nunca desistam dos seus sonhos, por mais difíceis e impossíveis que pareçam ser, eles fazem parte de você, da sua história e de quem você nasceu para ser. Lembrem-se: Um sonho custa caro, mas desistir, custa um sonho. Trouxemos orgulho, muitas conquistas e felicidades para essa instituição, que nos proporcionou tantos momentos marcantes. Nosso singelo agradecimento a cada professor que fez parte dessa caminhada conosco. Obrigada, família IFC, vocês estarão sempre presentes em nossos corações!”.
A paraninfa da turma de Informática, professora Jucineia Formigari, aconselhou seus afilhados a aproveitarem a nova fase com responsabilidade e entusiasmo, pois os frutos do esforço e da dedicação de hoje serão colhidos no futuro. “A vocês, formandos, deixo minha admiração e torcida pelo sucesso de cada um. Aos professores e servidores que contribuíram com essa jornada, meu reconhecimento e gratidão por todo o empenho em oferecer um ensino de qualidade. Empatia, respeito, honestidade, humildade e responsabilidade são princípios que os ajudarão a trilhar um caminho de sucesso. E lembrem-se: ‘O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia’, como disse Robert Collier. Cada desafio superado, cada aprendizado conquistado é um passo a mais rumo aos seus sonhos”.
O professor Jomar Alberto Andreata, paraninfo da turma de Eletromecânica, deixou um conselho aos estudantes: “continuem se capacitando, estejam preparados, escolham áreas profissionais nas quais vocês sabem que estão realizando algo”. Ele lembrou que o título profissional de técnico traz responsabilidade e deveres. “Responsabilidade de fazer uso ético e moral do conhecimento adquirido, reconhecendo que o mau uso deste conhecimento pode prejudicar a vidas das pessoas e o meio ambiente. Deveres para com a sociedade, esta sociedade que é formada por todos nós, temos o dever de entregar um país melhor para a geração que virá”.
O Diretor-geral, professor Aldelir Fernando Luiz, desejou que os formandos trilhassem um caminho letrado, que certamente virá com desafios. “Desafios estes que não envolvem apenas os saberes relacionados às áreas do conhecimento, mas também da cidadania e da humanidade. Que, presumo, aprenderam com muita dedicação ao longo dos anos que estudaram conosco. Por isso, quero lhes dizer que é uma grande satisfação para o Campus Blumenau, poder compartilhar desse momento tão importante na vida de cada um vocês”.
O reitor, professor Rudinei Exterckoter, proferiu seu discurso e encerrou o ato solene. O reitor iniciou agradecendo à comissão organizadora da formatura e lembrou ao formandos que eles estão finalizando uma etapa de processo formativo em uma das melhores instituições de ensino do país. “Uma instituição pública, gratuita e de excelência que, infelizmente, são muitos poucos os jovens que têm essa oportunidade. Isso representa uma responsabilidade extra. É necessário honrar cada centavo investido pela sociedade brasileira para que instituições como essa possam existir. Espero que vocês, depois de tudo que vivenciaram aqui, sejam vozes ativas na defesa dos institutos federais, para que possamos engrandecer a nossa missão. Essa é uma instituição que transforma vidas. Porque a missão de vocês não está apenas em desenrolar uma carreira exitosa, a missão, mais do que nunca, está em contribuir em cada mínima ação para uma sociedade melhor para todos”.
Confira alguns registros em fotos AQUI.
*****
Texto e Fotos: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau