O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau formou na noite de 19 de março, técnicos de Informática e Eletromecânica integrados ao ensino médio. A pandemia do novo coronavírus trouxe novas formas de realizar as tradicionais formaturas, que vêm sendo transmitidas por meio do canal do campus no YouTube.
“Nosso terceirão será eternizado, infelizmente, por uma pandemia, que nos tirou as aulas presenciais, o afeto e os momentos de comemorações. Porém, nos deixou muitas lições, principalmente que somos fortes e que estamos prontos para enfrentar os novos caminhos” discursou a formanda Aline Bieger, que lembrou ainda: “foram três anos de determinação, de batalhas, de choro, de alegrias, mas, principalmente, de aprendizado, adquirido por meio de professores qualificados, tanto profissionalmente, como por serem seres humanos incríveis e por meio de colegas e profissionais do campus”.
“Hoje é um dia aguardado por muitos, apesar de não ser exatamente o que planejamos. Passamos por três anos repletos de risadas, brigas, choro e muito estudo. Resumir estes 600 dias em três minutos não é tão fácil. Acredito que todos aqui sabem que não são mais os mesmos de 2018, cada um aqui errou, aprendeu e evoluiu”, discursou a formanda Kauane Adrielli Taborda.
O diretor-geral, Aldelir Fernando Luiz, afirmou que é uma satisfação para o campus oferecer este momento para os estudantes, mesmo que virtualmente. “A primeira palavra que gostaria de manifestar é gratidão, por terem confiado ao IFC uma parte da formação de vocês. Eu sei que a jornada não foi fácil, e o evento de hoje deve ser celebrado. Vocês têm conhecimento que o campus foi a melhor instituição pública de ensino médio de Santa Catarina e a única do Estado a figurar entre as 100 melhores do país. Tudo isso se deve ao esforço de técnicos e professores, mas vocês também são responsáveis por essa conquista”.
Em ato de entrega simbólica de diploma, o Pró-reitor de Administração, Stefano Moraes Demarco, chamou cada formando, que confirmava presença. “Essa é uma formatura especial, mas não quero usar a expressão diferente ou aquele novo normal, que tanto se fala, mas, sim, especial, pois celebramos a conquista, celebramos a vida, mesmo com todas as dificuldades excepcionais que vivenciamos neste último ano e todos os desafios que enfrentamos”, discursou Demarco.
Participaram também da mesa de honra os paraninfos das turmas, professora Sara Nunes e Hylson Vescovi Netto; os coordenadores dos cursos de Informática, Helvio Silvester Andrade de Sousa, e de Eletromecânica, Damian Larsen Bogo; o diretor de Administração e Planejamento, Patric Douglas Griseli, e o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Péricles Rocha da Silva.
Assista a cerimônia na íntegra aqui.
******
Texto: Cecom Campus Blumenau.