A acadêmica de Licenciatura em Pedagogia Eliziane Maria Ferreira dos Santos e o acadêmico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) Adriano Cardoso Medeiros colaram grau de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Essa é a segunda solenidade de colação virtual do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau. A primeira ocorreu no mês de agosto.
“Para o Campus Blumenau é uma satisfação proporcionar, dentro das nossas possibilidades, e mesmo que virtualmente, este momento tão importante na vida de vocês. Graças a Tecnologia de Comunicação e Informação, apesar da distância, o IFC tem conseguido cumprir com seu papel social e institucional frente ao cenário adverso pelo qual o mundo passa atualmente com a pandemia de Covid-19”, observou o diretor-geral, professor Aldelir Fernando Luiz.
A coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia, professora Bernadete Machado Serpe, ressaltou que ser educador requer movimento e transformação, primeiro de si e depois do outro. “Paulo Freire ressaltava que ser professor é saber-se de seu inacabamento. Pois hoje, você, Elisiane, conclui a primeira etapa de sua formação enquanto profissional da educação. Saber-se inacabado é saber que, para ser professor, nossa formação é sempre contínua e dinâmica. Este ano foi prova viva deste inacabamento, pois, por conta da pandemia, tivemos de nos desvencilhar de algumas práticas para conseguir atenção de nossos alunos. Para esse e outros desafios, precisamos de uma formação sólida, que oportunize aos nossos acadêmicos a ressignificação de suas práticas”.
O coordenador do TADS, professor Hylson Viscovi Neto, leu mensagens enviadas por familiares do formando, mas antes destacou: o Adriano foi um dos alunos mais empenhados. Não teve nenhuma reprovação no curso. Ele trabalha e estuda, o que significa uma jornada puxada. Sempre um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair. Desejo sucesso e parabenizo pela sua força no curso”.
Confira o vídeo da solenidade de colação de grau no canal do campus no YouTube.
******
Texto: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau.