Dois trabalhos desenvolvidos por estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Blumenau, sob orientação de professores, foram selecionados no concurso de Trabalhos Técnicos em Informática – Trilha de Pesquisa, durante a 11ª edição do Computer on the Beach, que ocorreu de 2 a 4 de setembro, de forma virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus.
O concurso tem como objetivo selecionar e premiar os melhores trabalhos desenvolvidos por alunos de cursos técnicos da área da tecnologia da informação. Segundo a organização do evento, foram 50 submissões de trabalhos na trilha de pesquisa. Destes, apenas dez foram selecionados, sendo dois do campus: Apresentação das Mecânicas de um Jogo Desenvolvido com Arcade e Vogons, the Invaders.
O trabalho Apresentação das Mecânicas de um Jogo Desenvolvido com Arcade demonstrou as peculiaridades do jogo Bombanimal no âmbito de sua mecânica, apresentando a lógica que foi empregada para a resolução dos principais desafios de desenvolvimento. Para isso, o grupo demonstrou o nível de lógica de programação necessária para a criação de um jogo simples e quais métodos e funções da biblioteca Arcade mais foram utilizadas nesse processo. Já o trabalho Vogons, the Invaders mostrou o desenvolvimento de um jogo usando a linguagem de programação Python. O objetivo do trabalho foi o enriquecimento de conhecimento pessoal na área de programação.
“A participação dos alunos do IFC em um evento como esse proporciona a troca de experiências com profissionais, pesquisadores e acadêmicos da computação, tão importante para quem deseja ingressar na área. A seleção dos trabalhos é um reconhecimento da comunidade científica, e mostra que o campus desenvolve trabalhos relevantes de pesquisa em computação aplicada”, observou o professor de informática Ricardo de La Rocha Ladeira.
Esta não é a primeira vez que o campus participa do Computer on the Beach. Em 2016, estudantes foram à Florianópolis para a sétima edição do evento. Confira aqui.
Sobre o evento
O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas. O evento procura unir o útil ao agradável em prol de um intercâmbio de experiências, discutindo de maneira informal, porém técnica, misturando atividades técnico-científicas com atividades de lazer, ao ar livre, das quais se pode desfrutar das belezas de Florianópolis durante o verão. Neste ano, pela primeira vez, o evento ocorreu de forma virtual, por conta da pandemia.
Confira os trabalhos e seus respectivos autores:
Vogons, the Invaders – Baixe este arquivo em PDF
Pedro Henrique dos Santos Kutni, Gustavo Danielevig Pereira Dias, Josef Mathaus Bischof, Vinícius Feldhaus Gobetti, Adriano Pessini, Luiz Ricardo Uriarte. |
Apresentação das Mecânicas de um Jogo Desenvolvido com Arcade – Baixe este arquivo em PDF
Vítor Augusto Ueno Otto, Alisson Reinaldo Flores, Manuela Helena Weidmann, Kauan Claudio Elias, Ricardo de la Rocha Ladeira, Aldelir Fernando Luiz, Adriano Pessini.
******
Texto: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau.
Imagem: print de tela do evento