O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau formou na noite do dia 22 de março, no auditório da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), 23 acadêmicos de quatro cursos superiores: Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).
Para Daniela Steinheuzer, agora pedagoga, graduar-se em uma instituição pública, gratuita e de qualidade como o IFC é motivo de orgulho para a família e amigos. “A educação pública é potente. Sabemos que há muitas melhorias a serem feitas nos setores públicos, mas meu desejo é que continue sendo um espaço potente para todos! Todos que almejam fazer uma graduação, que tenham certeza de que esta se dá com qualidade e excelência”.
O reitor Rudinei Kock Exterckoter parabenizou os formandos e observou que a formatura é um sonho que se realiza na vida de cada um. “Como disse Shakespeare, nós somos feitos da matéria que são feitos os sonhos. Os sonhos nos moldam, nos alimentam, nos fazem seguir os caminhos mesmo quando esses são muito difíceis. Neste caminhar, às vezes tropeçamos, caímos, mas não podemos deixar de sonhar e acreditar que somos capazes. Não tenho dúvida que cada um enfrentou ao longo dessa caminhada momentos de dúvidas e incertezas. Enfrentaram até mesmo uma pandemia. Quem poderia prever ou se preparar para algo desta grandeza? Vocês superaram seus medos, quebraram barreiras e ajudaram a construir mais um capítulo em suas vidas e na história desta instituição. A marca deixada por vocês servirá de exemplo aos que virão depois. E é por isso que este momento de chegada deve ser celebrado plenamente”.
O evento marcou também o encerramento de um curso. Enquanto o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) formava seus dois primeiros profissionais, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) se despedia com a colação de grau de cinco acadêmicos. Isso porque o TADS foi extinto em 2020, para dar lugar ao BCC. “Dentre os formandos estavam aprendizes que passaram pela pandemia sem uma reprovação sequer e outros que concluíram a jornada desde o ingresso na primeira turma de tecnologia em 2014”, observou o coordenador Ciência da Computação, Hylson Vescovi Netto, que também foi coordenador do TADS.
Integraram a mesa de honra o reitor Rudinei Kock Exterckoter, o diretor-geral Aldelir Fernando Luiz, o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Jorge da Cunha Dutra, os paraninfos da Ciência da computação Eder Augusto Penharbel, da Engenharia Elétrica Thiago Farias dos Santos, da Pedagogia Mário Ferreira Resende e do TADS Luiz Ricardo Uriarte. E ainda os coordenadores de cursos: Ciência da computação: Hylson Vescovi Netto, Engenharia Elétrica: Luiz Gonzaga Cechetto Junior, Pedagogia: Iris Weiduschat, TADS: Paulo Cesar Rodacki Gomes.
*****
Texto e fotos: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau