O curso de Ciência da Computação do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau recebeu conceito 4, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado na última segunda-feira (06/11). O curso iniciou em 2020 e formará sua primeira turma em 2024.
A avaliação consistiu em uma etapa preliminar, com o preenchimento de informações sobre o curso, corpo docente e a instituição. Essa parte fica sob responsabilidade do coordenador de curso, com auxílio dos docentes da informática e com orientação de servidores da Reitoria. A segunda etapa consistiu na “visita” de uma equipe técnica do MEC, que ocorreu de forma virtual. Utilizando um celular, o coordenador do curso, professor Hylson Vescovi Netto, apresentou os espaços, como laboratórios e salas de aula, em transmissão ao vivo, para a comissão avaliadora do MEC. Além disso, ocorreram reuniões da comissão avaliadora com pessoas envolvidas nas ações e decisões do cotidiano do curso: gestão do campus, docentes, servidores do atendimento educacional especializado, coordenação de registros acadêmicos, comissão própria de avaliação e discentes do curso.
Segundo o professor Hylson, o reconhecimento de curso é importante para mostrar quais são os pontos fortes do curso e quais são as fragilidades que exigem aprimoramentos. “A comissão avaliadora apresentou em detalhes uma análise do nosso curso e da nossa instituição. Há uma nota que traduz de forma geral os diversos aspectos do curso, e essa nota atingiu o valor 4 já na primeira avaliação. Isso é muito bom, pois nos dá um sinal de que estamos avançando pelo caminho certo. Estamos, porém, atentos para os melhoramentos apontados no relatório, para nas próximas avaliações atingirmos a excelência!”, observou.
Dentre os apontamentos que exigem melhorias estão o piso tátil e uma rampa entre os dois andares do prédio, que trarão impactos positivos para toda a comunidade acadêmica. O professor Hyslon ressalta ainda que aumentar a produção acadêmica é uma ação que deverá ser retomada, pois os avaliadores incluíram o período de pandemia, período em que o curso recebeu as suas primeiras turmas. “Durante a pandemia, as produções acadêmicas foram reduzidas por fatores como a não realização da mostra interna de ensino, pesquisa e extensão nos primeiros anos do curso”, lembrou ele. “Agora, cabe ao núcleo docente estruturante do curso articular ações para promover os aprimoramentos apontados no relatório de avaliação do MEC”, concluiu o coordenador.
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Texto/Arte: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau