A solenidade de posse do reitor e dos diretores-gerais do Instituto Federal Catarinense (IFC) ocorreu na sexta-feira, 16 de fevereiro. O professor Aldelir Fernando Luiz foi reeleito em setembro de 2023, com 47,14% dos votos. A nomeação foi publicada em 29 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU).
Em seu discurso de posse, o diretor-geral reiterou seu compromisso de trabalhar para que o campus se torne cada vez mais referência para a região do médio vale do Itajaí-açu, de modo a se consolidar como instituição pública, gratuita e de excelência. “Tenho certeza de que com muito trabalho e diálogo conseguiremos fazer do campus um espaço educacional ainda mais inclusivo, plural e diverso”.
Aldelir lembrou que um dos desafios é buscar a expansão sustentável do número de vagas de servidores e estudantes e a melhoria da instituição em vários aspectos. “Nesse sentido, conforta-me a confiança que tenho na equipe de trabalho que está comigo nessa empreitada”.
À frente das direções seguem o professor Jorge da Cunha Dutra, na Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE); e a técnica administrativa Simone Voltolini Olczyk, na Diretoria de Administração e Planejamento (DAP). Além das direções, há servidores à frente de coordenações de cursos e de setores.
IFC tem novo Reitor
No mesmo processo eleitoral em que os diretores foram eleitos, também ocorreu a consulta para o cargo de reitor do IFC, ocasião em que o professor e então diretor-geral do Campus Concórdia, Rudinei Kock Exterckoter, foi eleito para comandar a instituição por quatro anos (2024-2028). O processo de consulta eleitoral ainda elegeu representantes do Conselho Superior (Consuper) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Sobre o diretor-geral reeleito
Aldelir é professor do IFC desde 2010. Ele ministra aulas de informática para os ensinos médio técnico e superior. É graduado em Ciência da Computação pela Associação Catarinense de Ensino (ACE). Tem especialização em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, pela UFSC, mestrado em Informática, pela PUCPR, e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas, pela UFSC. Antes de assumir a direção-geral pela primeira vez (em 2020), havia atuado no período de 2011 a 2013 na coordenação de ensino e direção de desenvolvimento de ensino. Também foi coordenador do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Campus conta com equipe qualificada
O Instituto Federal Catarinense (IFC) é uma instituição pública federal reconhecida pela qualidade dos serviços prestados. Oferta cursos básicos de qualificação, ensino médio técnico integrado, técnico subsequente, cursos superiores e pós-graduação.
O IFC Campus Blumenau conta com equipe qualificada formada por 61 professores, em sua maioria docentes com títulos de mestre ou doutor, e 37 servidores técnicos administrativos, que são profissionais das mais diversas áreas para suporte das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os servidores atendem a cerca de mil estudantes.
Cursos ofertados no campus
– Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Informática, Eletromecânica e Mecatrônica
– Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT): Eletricista Industrial
– Curso técnico subsequente: Mecânica
– Cursos de graduação: Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Engenharia Elétrica
– Pós-graduação strictu sensu: Mestrado Profissional em Ensino (ProfEPT)
******
Texto: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau
Fotos: Cecom/Reitoria