Há quem vislumbre a escola como uma sala, com carteiras e mesas. E há quem faça das folhas das árvores, da terra, das plantas e da plenitude na natureza uma sala de aula. Ao perceber a necessidade de tecer vínculos entre as crianças e a natureza, a professora recém-formada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau, Nadine de Andrade, desenvolveu o projeto: “Do barro ao papel: a natureza como lugar de pertencimento e desenvolvimento”, que é finalista do Prêmio Educador Nota 10, na categoria sustentabilidade.
“O projeto foi escrito e desenvolvido no ano de 2022 no Centro de Educação Infantil Nazaré, sendo planejado por meio de um olhar sensível para as relações que construímos com as outras pessoas e com o mundo”, relata Nadine. A turma era formada por 19 crianças de dois e três anos; três professoras regentes e uma professora de apoio pedagógico.
Nadine conta que o projeto surgiu a partir da emergência de se criar vínculos entre as crianças e a natureza, uma vez que se observou o distanciamento entre ambos. “Além disso, o projeto era uma oportunidade de construirmos práticas inclusivas, desenvolvendo vivências que possibilitaram a participação de todas as crianças, respeitando suas características e ritmos, além de fortalecer o protagonismo infantil”, ressaltou.
Além de Nadine, a equipe contou com as professoras Flávia Kunze Branco Martins, Maria Eduarda Orlow Bilhalba e Paola Farias De Souza. Enquanto as professoras participaram como mediadoras das propostas e vivências, as crianças foram protagonistas dos seus processos de aprendizagens. “Habitamos lugares no CEI que estavam sendo esquecidos, tivemos experiências que, anteriormente ao projeto, não tínhamos cogitado vivenciar. Idealizamos que mais crianças tenham a oportunidade de vivenciar experiências significativas com e na natureza”.
Para Nadine, o IFC Campus Blumenau, teve papel fundamental para o desenvolvimento do projeto. “As professoras e professores construíram ao decorrer de quatro anos e meio uma formação pautada no professor pesquisador, que me auxilia cotidianamente no desenvolvimento de práticas pedagógicas que proporcionam aprendizagens significativas para as nossas crianças”.
Prêmio Educador Nota 10 é um dos maiores da Educação Nacional
Um dos maiores prêmios da Educação Nacional, o Prêmio Educador Nota 10 divulgou os vencedores de sua 25ª edição, enaltecendo nove boas práticas de aprendizagem idealizadas por professores e gestores escolares, da educação infantil ao ensino médio. O anúncio ocorreu durante o programa Melhor da Band, na última sexta-feira.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 25 de outubro, no Teatro B32, em São Paulo. Nesta data será conhecido o Educador do Ano. A novidade da edição de 2023 é o alinhamento com a Agenda Global 2030 das Nações Unidas, que engloba 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para combater a pobreza, assegurar direitos, promover e combater mudanças climáticas. Em consonância com esses valores, as temáticas da 25ª edição do Prêmio foram categorizadas em três eixos: Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade.
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau, com informações de Nadine de Andrade e do release Educador Nota 10
Fotos: Nadine de Andrade