Pode parecer simples, um pequeno robô dando voltas. Mas para desenvolver projetos assim, são necessários conhecimentos em Física e Matemática, Lógica de Programação e Componentes Eletrônicos. E foi com base nesses conhecimentos, adquiridos no técnico em Informática integrado ao ensino médio, que Giulia e Vítor desenvolveram o projeto Robótica: seguidor de linha com Arduino, e o apresentaram durante a III Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec).
O Arduino é uma placa eletrônica, com design open-source, o que permite copiar, modificar e criar novos componentes baseados nele. Segundo a dupla, a função do robô é seguir uma linha (na cor preta opaca). Para controlar o robô, eles utilizaram a placa de Arduino e uma placa ponte H (um circuito de Eletrônica), que controla os motores do robô.
Giulia e Vitor explicam que para construir o seguidor de linha usando o Arduino são necessários, basicamente, sensores infravermelhos, plataforma robótica móvel e dois motores de corrente contínua. O projeto está em fase de desenvolvimento, por isso, ainda não possui os sensores infravermelhos.
O trabalho faz parte da disciplina Projeto Integrador, que tem a função de unir todos os conhecimentos técnicos já ministrados e aplicá-los à prática. Os alunos foram orientados pelo professor de Física Fábio Prá da Silva de Souza. Para Giulia, o mais bacana “foi associar o que foi visto nas aulas de Física ao conteúdo estudado na disciplina de Programação, e aplicar isso em um projeto prático”.
Para o professor Fábio, projetos como este estimulam a criatividade, o senso de responsabilidade, trabalho cooperativo e motivam o aluno a ser protagonista de sua formação. “No caso de projetos interdisciplinares, os benefícios se estendem para uma compreensão mais unificada do conhecimento humano”, pontuou ele.
Esse projeto foi um dos 88 apresentados durante a III Mepec, promovida pelo campus Blumenau. Foram 36 projetos apresentados em formato de pôster; 32 em forma de comunicação oral; além de seis oficinas e 14 atividades que englobam pequenas palestras, atividades ligadas à música, exposições fotográficas e experiências em laboratório.
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Texto/fotos: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau