A professora de Espanhol do Campus Blumenau Juliene da Silva Marques organizou um e-book de livro álbum com a temática Escenários de La Pandemia, em que traz imagens e textos desenvolvidos por estudantes do terceiro ano dos cursos técnicos de Informática e Eletromecânica integrados ao ensino médio, que remetem a sentimentos vivenciados em tempos de pandemia. “O material ficou muito bonito, e os alunos estão muito orgulhosos, pois se envolveram bastante nessa produção”, relata a professora.
Juliene conta que a produção é baseada na obra Os Mistérios do Sr. Burdick, de Chris Van Allsburg, e, inspirados no tema cenas da pandemia, os estudantes criaram narrativas visuais, com o objetivo de materializar suas experiências, dores e sonhos durante o período de quarentena. “A atividade também se inspirou na oficina da Universidade Federal do Pará (UFPA) O lugar da literatura infanto-juvenil, realizada por Carola Vesely, da Universidade de Santiago do Chile, na qual o livro foi destacado como gênero textual voltado para o desenvolvimento das habilidades de comunicação nas aulas de Espanhol”, explica ela.
A estudante do campus Eloísa Martins ficou encantada em fazer parte dessa produção e chegou a enviar um e-mail à professora, agradecendo a iniciativa do trabalho: “Me gustaría agradecer su iniciativa con respecto al último trabajo realizado. Fue la primera vez em este tiempo que hice algo que representara mi sentimiento y no actividades realizadas en modo automático. Las cosas han perdido mucho color el año pasado (como lo expresé en el trabajo), no ha sido fácil, pero expresar un poco fue como quitarme una carga, además de matar parte de la falta de mis compañeros…”
A professora de Espanhol explica que com essa produção os alunos fizeram uma junção entre texto verbal e imagem para compor uma diegese que reflete o que se entende como mágica da linguagem. “Então, nas palavras de Benveniste ‘El hombre siempre ha sentido – y los poetas lo han frecuentemente cantado – el poder fundante del lenguaje, que instaura una realidad imaginaria, que anima las cosas inertes, que permite ver lo que todavía no es, que trae de nuevo lo que ya ha desaparecido’.
Baixe aqui o Libro álbum Escenarios de la pandemia
******
Texto: Cecom Campus Blumenau.
Imagem: capa do livro/professora Juliene