O excelente desempenho de nove estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau na edição 2024 da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras — em que conquistaram medalhas de ouro e prata — levou ao convite para integrarem a delegação brasileira que participará da edição 2025 do International Talent Mathematics Contest (Concurso Internacional de Talentos em Matemática), conhecido como ITMC, que ocorrerá de 22 a 26 de fevereiro, em Bangkok, capital da Tailândia.
O ITMC é uma agência de educação para superdotação em matemática, considerada uma das principais instituições da Ásia voltadas ao ensino de matemática e treinamento de estudantes com altas habilidades. No Brasil, a iniciativa é apoiada pela Rede POC, uma instituição de intercâmbio científico juvenil, cuja missão é promover a excelência na educação por meio do estímulo ao interesse pela ciência, pela tecnologia e pela inovação.
A professora de Matemática Cássia Aline Schuck conta que esta é a primeira vez que o campus participa da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). “Foi uma experiência didática muito interessante, pois trata-se de uma prova em equipe, e desta forma, temos um estímulo à colaboração e aprendizado mútuo. Os estudantes que participaram aprenderam a valorizar a diversidade de ideias, tanto matemáticas como de estratégias para solução de um problema, em conjunto. Ter essa experiência no currículo pode destacar os estudantes em processos seletivos para universidades ou no mundo do trabalho, mostrando engajamento e habilidades na solução de problemas. Com o convite para participarem do ITMC em 2025, na Tailândia, nosso objetivo agora é buscar recursos necessários para oportunizar essa troca acadêmica e cultural aos medalhistas, com o apoio da nossa Associação de Pais e Servidores (APS).”
O IFC Campus Blumenau vem se destacando ao longo dos anos na Matemática, tanto em feiras municipais e estaduais quanto em olimpíadas nacionais. Em 2020, registrou a melhor nota em Matemática em Santa Catarina, segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Com uma missão voltada para a educação integral, inclusiva e cidadã, o IFC busca valorizar o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios futuros e para contribuir positivamente para a sociedade.
Cada estudante receberá, na próxima quarta-feira (11/12)*, uma medalha de prata nacional e uma medalha de ouro regional.
São eles:
Christine Sarah Borchardt
Jessica Mayumi Schuhmacher Kogake
Marco Antonio Ranghetti
Maria Eduarda Zonta
Markus Antonio Imme Filho
Richardt Gabriel Viebrantz
Samantha Luiza Salm
Víctor Hugo do Amaral
Vinicius Sombrio Fronza
* A data foi modificada de segunda para quarta-feira.
******
Texto: Gisele Silveira /Jornalista/Cecom Campus Blumenau
Fotos: Divulgação