Organizadores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgaram recentemente a relação dos premiados na 16ª edição realizada em 2021. No total, a OBMEP recebeu a inscrição de 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares.
Entre os representantes do IFC Campus Blumenau, cinco estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio conquistaram a premiação em medalha e menção honrosa. São eles:
Medalhistas:
Ouro – Pedro Romero Rodrigues – técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio
Prata – Roger Henrique Maldaner – técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio
Bronze – Leonardo Yoshioka Lopes da Silva – egresso do técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio e estudante de Engenharia Elétrica
Menção honrosa:
André Felipe Noering – técnico em Informática integrado ao ensino médio
Henrique Heinz Klug – técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio
De acordo com Jeovani Schmitt, professor de Matemática e responsável local pela OBMEP no IFC Blumenau, os resultados alcançados pelos estudantes demonstram a qualidade do ensino na instituição. “A conquista deles nos deixa orgulhosos. É fruto do comprometimento dos alunos e dos docentes”, destaca Schmitt que explicou que nesta edição foi permitida a participação de egressos do ensino médio, pois em 2020 não houve a olimpíada.
Ainda não há data definida para as cerimônias de premiação. Segundo dados da organização da olimpíada, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. A OBMEP premia também professores, escolas e secretarias municipais de Educação de acordo com desempenho dos estudantes.
OBMEP – A OBMEP foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC). Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático. (Fonte: Agência Brasil)
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Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana