O ensino de qualidade ofertado no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau continua gerando frutos. Depois dos bons resultados na Olimpíada de Matemática, é a vez da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A aluna Tatiana Pasold conquistou o ouro, e os estudantes Vinícius Hedler e Vinícius Martins, o bronze. Além das medalhas, os jovens se classificaram para as seletivas que levam às olimpíadas internacionais.
A disputa envolveu 800 mil jovens do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. A prova foi aplicada em maio. Cada desafio continha sete perguntas de astronomia e três de astronáutica. Agora, os estudantes participam da seleção que definirá quem vai para representar o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, sediada pela Colômbia, e na Olimpíada da Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, no México.
Além de ganhar medalha de ouro, Tatiana foi uma dos 60 estudantes selecionados para participar da Jornada Espacial, que ocorrerá em São José dos Campos, em dezembro. Os pré-selecionados são somente alunos do ensino médio, de qualquer ano e série, com as melhores notas de Astronáutica e que ainda não tenham participado da Jornada Espacial. “Esta foi minha primeira participação na OBA, e estou muito contente com o resultado. Esta olimpíada, assim como as outras, é incentivo para que eu busque novos conhecimentos”, observa Tatiana, que é também medalhista na Obmep.
Como cada escola deve organizar a cerimônia de entrega das medalhas, a entrega no campus ocorreu em outubro, durante a Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec). Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores e a própria escola receberam certificados.
Para a professora de Física Cíntia Barbosa Passos, a preparação e a participação em olimpíadas trazem ao estudante a possibilidade de associar o conhecimento sobre formação do Universo, e como ele está organizado, aos temas regulares apresentados em sala de aula. “A participação do aluno complementa sua formação e o coloca em contato com uma grande entidade nacional, que é a Sociedade Brasileira de Astronomia”, argumenta ela.
Sobre a OBA
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e Astronáutica e promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Foto: Cecom/Blumenau e Maria Emília