O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau se fez presente na audiência pública que ocorreu no dia 25 de maio, e que tratou da segurança nas escolas da cidade. O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) é o responsável pelo ciclo de audiências públicas agendadas para percorrer as seis macrorregiões do estado. O objetivo desses encontros é apresentar as ações que vêm sendo implementadas pelo grupo e buscar sugestões das comunidades para a elaboração de um projeto único de segurança escolar.
Na abertura do evento os participantes fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas do ataque à creche em Blumenau, ocorrido no dia 5 de abril deste ano, que resultou em quatro crianças mortas e cinco feridas. Esse ataque motivou a criação do comitê, que engloba a Assembleia Legislativa e outras instituições.
Participaram da audiência gestores municipais da região do Vale do Itajaí, integrantes de órgãos da segurança pública, do Ministério Público e Tribunal de Justiça, representantes de instituições de ensino e pais de alunos. A diretora de administração e planejamento, Simone Voltolini Olczyk, representou o IFC Campus Blumenau.
Na reunião, integrantes de órgãos e poderes públicos apresentaram ações que vêm desenvolvendo para melhorar a segurança no ambiente escolar. De acordo com Simone, praticamente todos os pontos elencados na audiência como medidas de segurança já são atendidos pelo campus, como vigilância, câmeras de monitoramento, muros altos e equipe multidisciplinar com assistente social e psicóloga. “Pudemos notar que o campus está bem-preparado em relação às demais escolas públicas da região. Investimentos como vigilância eletrônica e cercamento do perímetro de campus foram importantes para deixar estudantes e servidores em segurança. A construção de guarita e a contratação de porteiro estão sendo providenciadas. Também é importante destacar que a instituição conta com equipe multidisciplinar, outro ponto tido como primordial na audiência”, observou Simone.
As audiências seguem o seguinte roteiro: Joinville (26 de maio), Lages (1º de junho), Chapecó (2 de junho), Criciúma (15 de junho) e Florianópolis (16 de junho).
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Foto: Simone Olczyk