O Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza, de 28/09 a 01/10, o IV Seminário da Educação Técnica Integrada ao Ensino Médio. O evento, promovido por meio da Comissão Institucional Permanente de Implantação e Acompanhamento das Diretrizes dos Cursos Técnicos (Cipatec), será promovido pela internet, em virtude das restrições impostas pela pandemia de Covid-19; a transmissão será pelo canal oficial do IFC no YouTube.
As inscrições para o evento estão abertas para tanto para a comunidade acadêmica do quanto para a comunidade externa. Os procedimentos de inscrição estão detalhados dos no site do evento.
Realizado desde 2017, o Seminário se firmou como um importante momento de debate das Diretrizes da Educação Técnica Integrado ao Ensino Médio do IFC e avaliação da implantação dos Projetos Pedagógicos Integrados de cursos. Além dessas discussões, a programação conta ainda com relatos de experiências pedagógicas e mesas-redondas com profissionais do IFC e de outras instituições. A conferência de abertura terá como tema “Contexto e desafios em tempos de reformas educacionais”, e conta com a participação dos docentes Mônica Ribeiro da Silva (UFPR) e Adilson César de Araújo (IFB). Confira aqui a programação completa.
Histórico do evento
O primeiro Seminário foi realizado em 2017, no Campus Camboriú, e teve como pauta principal a reforma do ensino médio e os possíveis impactos dessa normativa na rede federal. Foi a partir das discussões ocorridas neste primeiro evento que se identificou necessidade de construção de Diretrizes para oferta dos cursos técnicos integrados, tendo como base documentos elaborados no âmbito da Rede e um amplo processo de consulta e debate junto à comunidade.
A segunda edição foi sediada no Campus Brusque, em 2018. Na ocasião, a minuta das Diretrizes dos Cursos Técnicos, ainda em processo de elaboração, foi debatida ponto a ponto, para que o documento representasse da melhor forma possível uma proposta de integração curricular. No ano seguinte, em Rio do Sul, o evento se concentrou na discussão entre os cursos sobre como seus projetos pedagógicos iriam refletir os apontamentos das Diretrizes (após um longo processo de trabalho interno no âmbito de cada curso) e da apresentação em plenária do andamento da revisão dos projetos.
Em 2020, diante da pandemia de Covid-19, a Cipatec decidiu não realizar o evento, priorizando a saúde da comunidade acadêmica. Este ano, após todo o aprendizado do IFC na realização de eventos online, a Comissão decidiu retomar o evento de forma não presencial — uma vez que ainda há questões a serem debatidas, como a avaliação dos projetos pedagógicos de cursos em andamento e reformas educacionais.
Mais informações sobre o IV Seminário da Educação Técnica Integrada ao Ensino Médio estão disponíveis na página do evento, ou pelo e-mail cgct@ifc.edu.br
******
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Proen