Na quarta-feira (20/05) servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau distribuíram 54 kits de alimentos montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esta é a primeira etapa da entrega, que tem como base uma pesquisa realizada com estudantes, em maio, e que apontou quais famílias tinham interesse em receber os alimentos.
Têm direito aos alimentos do PNAE estudantes matriculados na Educação Básica, que compreende a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. No Campus Blumenau, podem receber o benefício os estudantes do Proeja, do ensino médio integrado aos cursos técnicos e os estudantes de cursos técnicos subsequentes, pois estes últimos, embora sejam cursos pós-médio, pertencem à Educação Básica. Não há critério de baixa renda para entrega dos kits, pois o acesso à alimentação escolar é universal, determinado pela Lei 11.947/2009.
A ação de entrega dos kits em casa tem como base a Lei 13.987 de abril de 2020 e também a resolução 02 de 09 de abril de 2o20, que dispõe sobre a execução do PNAE durante o período de calamidade pública em que se encontra o Estado de Santa Catarina devido à pandemia do novo coronavírus. Seguindo as orientações do Ministério da Educação, os kits foram compostos por alimentos semelhantes àqueles que seriam servidos na escola como, por exemplo, frutas, bolo artesanal, bolacha caseira e suco integral (laranja ou uva). Nesta etapa, as frutas escolhidas foram banana, caqui e maçã.
A presidente da comissão do PNAE no campus, a assistente em administração Marileia Hillesheim Netto, lembra que 80% dos kits são produtos adquiridos da agricultura familiar. “Então, a felicidade é em dobro, pela contribuição ao direito de alimentação dos alunos, principalmente neste momento de pandemia em que muitos encontram-se em situações de vulnerabilidade e pelo fato de poder contribuir com as cooperativas que nos fornecem os alimentos oriundos dos recursos do PNAE, fazendo movimentar a agricultura familiar novamente, mesmo com as aulas suspensas”, observou ela.
Novas entregas
A previsão de distribuição dos alimentos é a cada 15 dias. Assim, a próxima deve ser em 03/06/2020.
******
Texto: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau
Fotos: Acervo servidores