O Instituto Federal Catarinense (IFC) está pré-selecionando projetos inovadores de pesquisa e extensão voltados ao enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19). O edital atende chamada pública feita pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Servidores e estudantes do IFC podem submeter propostas até dia 22 de abril.
O IFC poderá encaminhar ao Conif até quatro projetos. Serão selecionados projetos cujos produtos a serem entregues sejam importantes para o país e que possam ser replicados pelas unidades da Rede Federal. A equipe técnica deve ser formada por servidores e estudantes do IFC, podendo ter a colaboração de pesquisadores de outras instituições.
Importante destacar que o edital não tem por objetivo direcionar recursos para a produção de álcool, produção de máscara, protetores faciais e produção de sabão. O objetivo é desenvolver novas tecnologias, e não replicar em escala tecnologias já existentes.
Os projetos deverão propor soluções que tenham por objeto a produção de:
- equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico da COVID-19;
- tecnologias para a melhoria dos serviços de informação, acesso, acolhimento, assistência e gestão do SUS, propondo inovações para a organização dos serviços e unidades de saúde;
- tecnologias inovadoras para solucionar a dificuldade de acesso a alimentos, o isolamento social, os problemas emocionais, a logística, a educação online, a comunicação, entre outros, propondo ações para minimizar as consequências dos impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia.
A proposta
A proposta deverá ser encaminhada pelo pesquisador do IFC, via SIG, no seguinte formato:
- Identificação de proposta (Título);
- Resumo;
- Objetivo e metas;
- Justificativa;
- Produto a ser entregue;
- Coordenador(a) do projeto e equipe;
- Memorial acadêmico
- Identificação do Instituto e do campus em que o projeto será desenvolvido;
- Orçamento Detalhado (custeio e capital);
- Cronograma de execução;
- Resultados e impactos esperados, informando o público que será impactado (tipo de público e quantitativo).
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*Texto/Arte: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau