No dia 23 de abril comemora-se oficialmente os 10 anos do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau. A história de implantação do campus iniciou-se em 2010, mas a data escolhida para a comemoração é a da portaria de implantação publicada no Diário Oficial da União.
Nestes dez anos muitas mudanças ocorreram no campus, desde a transformação do espaço físico, abertura de cursos, recepção e colação de grau das turmas, chegadas e despedidas de servidores, momentos de integração, aprendizagem, atividades culturais e esportivas, alinhadas ao tripé do ensino, pesquisa e extensão, porém se esquecer das atividades administrativas. O conjunto de todas essas áreas é fundamental para a construção de uma instituição escolar.
Professor Aldelir Fernando Luiz, diretor-geral do campus, é o servidor que está há mais tempo em atividade no campus. Ele conta que chegou em outubro de 2010 quando já havia dois outros servidores, que hoje não estão mais no campus. Desde sua chegada para auxiliar na implantação dos cursos na área de Informática, o professor acompanhou muitas dessas mudanças na instituição, como as melhorias na infraestrutura no prédio, construção do ginásio e do refeitório, mas ele destaca outro ponto como fundamental. “Nós trouxemos para Blumenau uma nova oportunidade para a comunidade, pois somos a primeira instituição federal a oferecer formação técnica e superior completamente gratuita na cidade. O Instituto é protagonista e o Campus Blumenau proporciona ensino público, gratuito e de qualidade em várias frentes. O mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT, também foi o primeiro gratuito nesta modalidade em Blumenau. Apesar de sermos uma instituição jovem, temos colhido bons frutos, conquistamos o respeito das empresas voltadas aos eixos de formação para o mundo do trabalho nos quais atuamos e que estão em consonância com as diretrizes do desenvolvimento municipal.
O campus ainda se destaca pela excelente avaliação dentro da Rede Federal. No índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb das escolas de ensino médio, o IFC Blumenau foi considerado a melhor escola pública de Santa Catarina e a 12ª no Brasil, sendo a única instituição pública do Estado a estar entre as 100 melhores do País. “Esta é uma conquista relevante, que remete ao trabalho sério que temos desenvolvido desde a instalação na cidade”, enfatiza o diretor-geral.
Atualmente, o IFC Campus Blumenau conta com 97 servidores para atender 1.028 estudantes. Estes estudantes estão distribuídos entre os cursos técnicos de Informática, Eletromecânica e Mecatrônica integrados ao ensino médio; técnicos subsequentes em Eletromecânica e Mecânica; e educação de jovens e adultos EJA-EPT em Eletricista Industrial. Cursos superiores de graduação bacharelados em Ciência da Computação e em Engenharia Elétrica; licenciatura em Pedagogia e tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
Programação de comemoração
Em respeito a toda comunidade escolar e familiares das vítimas do trágico caso ocorrido na creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau, em 5 de abril, a direção-geral do campus optou por não realizar atividades festivas alusivas aos 10 anos da instituição. Por isso, a data será marcada por momentos de conversa entre estudantes e servidores e apresentações culturais.
Confira algumas imagens das apresentações culturais, que ocorreram no dia 25.
*****
Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães, com adaptação da Cecom/Blumenau
Fotos: Gisele Silveira – Jornalista Cecom/Blumenau
Fotos do evento do dia 25: professor Jorge Dutra