O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau recebeu a visita do Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, na manhã da última terça-feira (9). O Reitor do IFC, Rudinei Exterckoter, e o Diretor-geral do Campus Blumenau, Aldelir Fernando Luiz, estiveram à frente da comitiva de recepção no campus. A visita contou ainda com a presença de Marcelo Bregagnoli, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; dos deputados federais Ana Paula Lima e Pedro Uczai, do vereador de Blumenau Jean Volpato, além de todos os diretores-gerais dos campi do IFC e dirigentes da Reitoria.
O ministro conheceu os laboratórios de Mecânica e de Elétrica do campus, conferiu uma rápida apresentação de dança organizada pelos estudantes no hall e seguiu para o refeitório, para um café da manhã, onde interagiu com estudantes e servidores. Antes de deixar o campus, conferiu de perto as obras do auditório. Ainda em Blumenau, seguiu para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a cerimônia de assinatura das autorizações para a construção de dois novos campi do IFC: Campos Novos e Mafra. “Faz parte da política de expansão que é nossa prioridade. Eu sou um entusiasta do Instituto Federal, pelo que ele representa de excelência de ensino no Brasil”, disse o ministro.
O Reitor do IFC, professor Rudinei Exterckoter, afirmou que as aulas nos novos campi começarão antes mesmo das sedes inauguradas. “As regiões que não estavam sendo atendidas pelo Governo Federal, pelos institutos, passarão a ser atendidas. Nós esperamos que essas unidades, que são espaços de transformação na vida de muitos, já estejam prontas no início de 2027, embora as aulas iniciem em 2026, em sedes provisórias”.
Ainda durante o evento na UFSC, foi feita a entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), que é o documento oficial do Ministério da Educação que reconhece a profissão docente em todo o país. A carteira dará acesso a benefícios exclusivos do programa Mais Professores para o Brasil e descontos em eventos culturais e educacionais. Podem ter acesso à carteira professores em exercício da atividade docente em instituições de ensino públicas ou privadas de todo o país.
O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Jorge Dutra, recebeu a carteira durante a cerimônia. Para ele, o recebimento da Carteira Nacional Docente do Brasil tem um significado importante para toda a categoria. “Este é mais um passo em direção a valorização dos professores e das professoras, tornando mais ágil o acesso a descontos para eventos artísticos e culturais, descontos em alguns hotéis, entre outros benefícios que serão criados pelo programa Mais Professores para o Brasil”.
Após a agenda em Blumenau, o ministro seguiu para Chapecó.

