O Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania abriram inscrições para a primeira edição da maratona de programação Hackathon SNEAR/IFC. A proposta é incentivar egressos, estudantes e servidores do IFC a encontrar soluções inovadoras ou ideias criativas que contribuam para o desenvolvimento do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro. As inscrições podem ser feitas pelo site da maratona até as 23h59 do dia 24 de junho ( Inscrições aqui).
O 1º Hackathon SNEAR/IFC será realizado online, no período de 25 a 27 de junho. De acordo com a diretora-geral do IFC – Campus Camboriú, Sirlei Albino, a maratona busca engajar a comunidade do IFC de forma multidisciplinar, reunindo egressos, estudantes e servidores para desenvolver soluções que promovam a visibilidade e a inovação no uso dos dados disponibilizados pela Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento.
“É papel dos Institutos fazer a transferência de inovação e tecnologia para a sociedade. Temos certeza de que nossa comunidade interna fará um excelente trabalho e contribuirá com o desenvolvimento de soluções para o Bolsa Atleta”, afirmou a diretora.
Secretário da SNEAR, Bruno Souza destacou que o Bolsa Atleta passou por uma inovação tecnológica este ano e que esse processo de aperfeiçoamento é contínuo. “O Bolsa Atleta é um dos programas mais bem-sucedidos entre as políticas públicas voltadas para o esporte dentro do Governo Federal”, ressaltou o secretário. “Este ano, implementamos uma inovação tecnológica importante, que foi tornar online todo o sistema de inscrição, de recebimento de documentações e de assinatura dos Termos de Adesão. Mas sabemos que ainda há avanços que podem ser implantados e esperamos que essa primeira edição da maratona de programação Hackathon SNEAR/IFC nos ajude nesse sentido”, prosseguiu o secretário.
Critérios de participação e requisitos
O 1º Hackathon é aberto a estudantes egressos, alunos regularmente matriculados, servidores docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal Catarinense. Para participar, é preciso comprovar vínculo com o IFC, sendo que menores de 18 anos devem ter autorização dos responsáveis.
É preciso ter conhecimento em uma das seguintes áreas: programação e desenvolvimento de sistemas, design gráfico, ciência de dados, esportes de alto rendimento e comunicação. As equipes poderão ser formadas previamente pelos próprios participantes e serão anunciadas no início do evento. Todas as equipes devem conter, no mínimo, um participante com conhecimento em programação.
Cabe à comissão organizadora auxiliar na organização dos grupos ou liderar o processo de formação das equipes incompletas, respeitando o limite mínimo de quatro e o máximo de cinco participantes. O número de vagas para o evento é limitado em 80 participantes.
O resultado final do 1º Hackathon SNEAR/IFC será divulgado no dia 31 de junho, após a apresentação das propostas. As três equipes finalistas serão premiadas com certificados, troféus e medalhas.
Cães-guia
A Maratona de Programação Hackathon é mais uma parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento e o Instituto Catarinense. Este ano, no dia 17 de março, em uma iniciativa inédita, foi lançado um edital que prevê a doação de quatro cães-guia para atletas paralímpicos com deficiência visual. O processo de seleção já está na fase de entrevistas dos candidatos.
Os quatro cães-guia treinados pelo IFC Campus Camboriú permitem que pessoas com deficiência visual adquiram um nível maior de independência. Os animais auxiliam em várias tarefas cotidianas, como atravessar a rua, parar em sinais, evitar obstáculos e encontrar as portas dos estabelecimentos, entre outras habilidades. No total, 38 atletas, de 13 estados, se inscreveram para o processo de seleção. Eles são praticantes de atletismo, goalball, futebol de 5, natação, judô e ciclismo.
******
Texto: Cecom Camboriú e Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania