A professora Francini Carla Grzeca, responsável pelo Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia, e o estudante Acir Tadeu Cardoso, bolsista de projeto integrado de ensino e extensão desenvolvido no âmbito do curso, representaram o IFC Campus Blumenau no Primeiro Encontro Catarinense de Brinquedotecas Universitárias, que ocorreu hoje (24/06), na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.
O encontro reuniu instituições de ensino superior de Santa Catarina com o objetivo de compartilhar experiências e articular a criação de uma rede catarinense de Brinquedotecas Universitárias. O evento teceu reflexões sobre o papel das brinquedotecas universitárias, explorou o potencial do brincar na formação inicial de professores e discutiu estratégias para a criação e consolidação de redes que ampliem o alcance e impacto desses espaços.
Segundo Francini, o evento representou um marco significativo na trajetória das Brinquedotecas Universitárias em Santa Catarina, principalmente pelo potencial impacto no fortalecimento em rede desse espaço formativo nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. “Especialmente para nós, a potência do encontro está em viabilizar o intercâmbio, a colaboração e cooperação entre as instituições participantes, possibilitando o fortalecimento e qualificação de ações em âmbito local”.
Sobre a Brinquedoteca do campus
O Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca do curso de Pedagogia é um espaço equipado com brinquedos e materiais variados, contemplando a dimensão do lúdico, do brincar e das diversas áreas do conhecimento, permitindo aos acadêmicos e professores a vivência de experiências teóricas e práticas.
No Campus Blumenau, os laboratórios do curso de Pedagogia estão integrados, o Laboratório de Práticas Pedagógicas e a Brinquedoteca compartilham o mesmo espaço.
Nos laboratórios do curso ocorrem atividades relacionadas aos componentes curriculares e aos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Tem-se operacionalizado o empréstimo de materiais aos estudantes, o desenvolvimento de oficinas e o atendimento ao público interno por meio da ação ‘Brinquedoteca Aberta’.
******
Texto: Cecom Campus Blumenau, com informações da professora Francini Grzeca
Fotos: Cecom Campus Blumenau e divulgação do evento