Estão abertas as inscrições para seleção de propostas de projetos de pesquisa, para fins de cadastro de reserva, para a concessão de bolsas do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do CNPq. O prazo de submissão de projetos para as CAPP dos campi vai até as 23h59 do dia 28 de março.
O Edital Nº 16/2023, que rege o processo seletivo, está disponível no link abaixo:
Edital nº 16/2023 Pibiti – Complementar
As bolsas, concedidas a estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação do IFC, são destinadas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, com o objetivo de estimular os jovens do ensino de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
A submissão dos projetos fica a cargo de seus respectivos coordenadores, e são feitas de duas maneiras distintas:
Submissão de projeto por docente
O proponente deve seguir os seguintes passos:
- cadastrar o projeto no Sistema SIGAA – módulo Pesquisa;
- cadastrar o formulário de Identificação do Projeto de Pesquisa Docente e Declaração de compromisso do campus (Anexo I do Edital) preenchido, no Sistema SIPAC – módulo Protocolo, como documento, e cadastrar como assinantes o Coordenador do Projeto (proponente), a Coordenação de Pesquisa do campus e o Diretor Geral do campus;
- informar, por correio eletrônico, à Coordenação de Pesquisa do campus e ao Diretor Geral do campus, que o projeto foi submetido;
- após a análise, a CAPP irá comunicar o resultado da avaliação do projeto por correio eletrônico ao proponente, com cópia para o Diretor Geral;
- Quando o documento “formulário de Identificação do Projeto de Pesquisa e Declaração de compromisso do campus” estiver assinado por todas as partes (proponente, Coordenação de Pesquisa do campus e Diretor Geral do campus) o proponente deverá fazer a baixa do PDF deste documento e inseri-lo no projeto cadastrado no Sistema SIGAA – módulo Pesquisa;
- quando for o caso, o comprovante de aprovação do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa deverá ser anexado no projeto cadastrado no Sistema SIGAA – módulo Pesquisa;
- se houve interesse, anexar também a “Solicitação de segunda cota de bolsa de Ensino Médio para o projeto” (Anexo III do Edital)
- após todos esses procedimentos, o proponente deverá submeter o Projeto respeitando o limite de data estipulado no edital: 10/04/2023.
Submissão de projeto por servidor técnico administrativo
O proponente deve seguir os seguintes passos:
- enviar para o correio eletrônico da Coordenação de Pesquisa do campus, da Chefia Imediata e d o Diretor Geral do campus, o ?Formulário do Roteiro de Projeto de Pesquisa (Anexo II do Edital) devidamente preenchido e sem assinatura, em pdf, informando da submissão;
- cadastrar o “formulário de Identificação do Projeto de Pesquisa Docente e Declaração de compromisso do campus” (Anexo I do Edital) preenchido, no Sistema SIPAC – módulo Protocolo, como documento, e cadastrar como assinantes o Coordenador do Projeto (proponente), a Coordenação de Pesquisa do campus, a Chefia Imediata e o Diretor Geral do campus;
- após a análise, a CAPP irá comunicar o resultado da avaliação do projeto por correio eletrônico ao proponente, com cópia para o Diretor Geral e à Chefia Imediata;
- Quando o documento “formulário de Identificação do Projeto de Pesquisa e Declaração de compromisso do campus” estiver assinado por todas as partes (proponente, Coordenação de Pesquisa do campus, Chefia Imediata e Diretor Geral do campus), o proponente deverá fazer a baixa do PDF deste documento e enviar ao Correio Eletrônico pequisa.reitoria@ifc.edu.br, juntamente com o “Formulário do Roteiro de Projeto de Pesquisa” (Anexo II do Edital), devidamente preenchido e sem assinatura, em pdf e o Comprovante de aprovação do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, quando for o caso. Se tiver interesse, o proponente pode anexar também a “Solicitação de segunda cota de bolsa de Ensino Médio para o projeto” (Anexo III do Edital).
Todos os detalhes sobre o processo seletivo, a seleção das propostas e demais procedimentos estão disponíveis no Edital; por isso, a leitura atenta do documento é fundamental.
******
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana