As inscrições para a sétima edição do IFCultura estão abertas até o dia 29 de setembro. O evento, que já é uma tradição no Calendário Acadêmico do Instituto, consiste em um amplo festival cultural no qual estudantes de todos os campi apresentam seus trabalhos artísticos e compartilham experiências, influências e ideias entre si. Assim como no ano passado, em virtude da pandemia de Covid-19, o IFCultura será realizado em modalidade online, de modo a preservar a saúde dos participantes.
O edital com o Regulamento foi publicado na quarta-feira(8), e está disponível para consulta no site oficial do evento. As inscrições são realizadas pela internet, por meio de formulário online (acessível pelo link abaixo); cada estudante poderá se inscrever em até duas atividades individuais e duas coletivas.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO VII IFCULTURA
Os candidatos podem inscrever obras e/ou apresentações nas seguintes modalidades:
- Música
- Dança
- Poesia
- Teatro
- Artes visuais (fotografia, pintura, escultura, desenho, gravura ou instalação, arte gráfica, happening)
- Curta-metragem
As instruções detalhadas sobre o registro das apresentações em vídeo para cada modalidade — como formato de arquivo, duração e resolução preferencial, entre outras — estão disponíveis no Regulamento.
De acordo com a Coordenação-Geral de Políticas e Programas Estudantis do IFC, devido ao bom funcionamento e à recepção positiva tanto pelos artistas quanto pelo público, o formato online do IFCultura será o mesmo do ano passado: no ato da inscrição, os participantes submetem apresentações em vídeo, pré-gravadas, que serão posteriormente transmitidas ao vivo — com apresentação por parte do comitê de organização — no canal oficial do IFC no Youtube. O cronograma de atividades será divulgado no dia 05/10.
Importância para a formação
O objetivo principal do IFCultura a incentivar a cultura, o crescimento profissional, científico e tecnológico nas diversas modalidades e linguagens artísticas, com reflexão sobre humanidade e educação, bem como a enriquecer os espaços educacionais. O evento contribui para a formação integral dos estudantes — já que estimula e valoriza as manifestações artístico-culturais — e promove o intercâmbio sociocultural e artístico entre estudantes e servidores, se configurando assim em um importante espaço e pertencimento, empoderamento e inclusão social.
******
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza