Em sua terceira edição, a Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec), promovida pelo Campus Blumenau, nos dias 19 e 20 de setembro, alcançou os maiores números em termos de público e projetos. Cerca de 600 pessoas passaram pela Mostra e puderam conferir 88 trabalhos, que incluíam apresentações orais, oficinas, atividades ligadas à música, exposições fotográficas e experiências em laboratório.
Ainda na solenidade de abertura, era possível ter uma demonstração da qualidade e da pluralidade das atividades desenvolvidas na instituição. A aluna Naielly Cardoso deu um toque especial à música Wake Me Up When September Ends, do Green Day, ao tocá-la ao som do violino. Já os alunos dos segundos anos do ensino médio deram um show de ginástica contemporânea, a partir de uma releitura da ginástica alemã.
Nos dois dias de evento, o público pôde transitar em um universo de possibilidades. Para o acadêmico Alexandre da Silva Faria, o difícil foi escolher qual atividade participar, já que muitas das produções aconteceram simultaneamente. “Pude perceber a interdisciplinaridade tomando forma nos trabalhos e nos momentos culturais da mostra, integrando saberes de diversos campos de conhecimento de forma estruturada e consciente”, observou.
Segundo os coordenadores Cássia Aline Schuck, de Pequisa, e Péricles Rocha da Silva, de Extensão, para que tudo saísse conforme o planejado, foram seis meses de organização. “Foi um trabalho em equipe, que envolveu servidores e, principalmente, alunos. Foi notável o engajamento dos alunos na apresentação dos trabalhos, no apoio às atividades e na recepção dos visitantes. Ao final, o evento converteu-se em uma devolutiva para a sociedade do que é investido em educação pública”, avaliaram.
*****
Texto/fotos: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau