A VIII Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec) do Campus Blumenau apresentou à comunidade um pouco do que a instituição desenvolve, de projetos científicos à arte. Cerca de 900 pessoas passaram pela Mostra nos dois dias de evento, 13 e 14 de setembro. Foram inscritos cerca de 170 projetos, em formato de banner e em apresentação oral, o maior número da história da Mepec.
A Mostra trouxe ainda toda a diversidade cultural presente no campus, com a III Feira de Arte e Cultura. Estudantes compartilham suas práticas artísticas voltadas à dança, música, poesia, artes visuais e ao teatro. Ao todo, foram 30 apresentações, durante a sexta-feira e a manhã de sábado, com aproximadamente 60 estudantes envolvidos.
Segundo a coordenadora de Pesquisa, professora Cássia Schuck, o número de submissões de trabalhos e de público que prestigiaram o evento demonstra como a Mostra vem se consolidando na comunidade escolar e externa. “Os trabalhos apresentados revelam como os estudantes e servidores são engajados em projetos de excelência nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, o que demonstra a importância de investirmos cada vez mais em projetos com fomento no campus, tanto em bolsas estudantis quanto na compra de insumos para as pesquisas que são desenvolvidas”.
O evento é aberto à comunidade externa e, na sexta-feira, abriu as portas para escolas da região conhecerem a estrutura do campus, por meio de visita guiada. Neste ano, quatro escolas passaram pela Mepec. Um dos locais visitados foi o laboratório de Multiciências, em que estudantes tiveram a oportunidade de explorar um universo rico em tecnologia. O espaço conta com microscópios, e os visitantes puderam olhar organismos que não podem ser vistos a olho nu.
Ao final da tarde, o público se reuniu para a palestra “Segurança Escolar”, ministrada por Danielle Ferreira, da Secretaria Municipal de Educação, e Roberto Bueno, da Defesa Civil, ambos de Blumenau. Já no período noturno, a “Educação” foi tema de roda de conversa, ministrada pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora Iris Weiduschat. Ao mesmo tempo, na sala D04, “Inovação e Empreendedorismo no IFC” foi o tema ministrado pelo servidor Rafael de Barros, do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFC, e pelos professores do Campus Blumenau Hylson Vescovi, Thiago Santos e Fani Eberhardt. A programação diversificada ainda contou com a 2ª Mostra de Produtos Educacionais do Mestrado ProfEPT e com a III Semana de Exposição de Maquetes de Biologia.
Na manhã de sábado, a programação voltada ao Meio Ambiente exibiu no telão uma mensagem gravada pela velejadora e escritora brasileira Heloisa Schurmann, que abordou o tema combate da poluição dos oceanos. Outro convidado foi Gabriel Fernandes Mello Ferreira, ganhador do prêmio Internacional Stockholm Junior Water Prize 2021 (Prêmio Jovem da Água de Estocolmo), que tratou de seu projeto de iniciação científica, no qual desenvolveu um aparelho que retira microplásticos da água. O bate-papo com Gabriel foi por videoconferência, já que ele estuda fora do país, na New York University, em Shanghai/China. Ao final, houve distribuição de mudas de plantas medicinais, da mata atlântica, frutíferas nativas e ornamentais, como parte da atividade de educação ambiental.
A coordenadora de Extensão, Joana Fontanela, parabenizou a comissão da Mepec, estudantes e servidores que se envolveram para o sucesso da Mostra. “Para que fosse possível a realização deste evento, contamos com a dedicação e comprometimento de servidores e discentes, os quais apresentaram projetos excelentes desenvolvidos ao longo do ano letivo”.
Plantação de árvores marcou primeiro dia de Mepec
O primeiro dia da Mepec ficou marcado por uma causa cada vez mais urgente: o meio ambiente. Em tempos de queimadas, com cerca de 60% do território nacional coberto por fumaça (segundo o Inpe), plantar árvores é uma pequena ação, que somadas a outras, pode contribuir para reverter esse cenário no futuro.
Em uma ação em parceria com o Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do campus, representantes de cursos e de setores puderam escolher uma muda (palmito-juçara, pitangueira, guabirobeira) para plantar em uma área já preparada para receber as árvores.
“A ação tem o objetivo de fomentar o cuidado e a proteção das águas, do solo e da biodiversidade. As mudanças climáticas, a poluição atmosférica e a falta de água têm se mostrado mais pertinente em nosso cotidiano. Basta olhar para fora da janela, nas redes sociais, nas notícias. Se não fizermos nossa parte, a ruína ambiental e social poderá chegar muito mais rápido que imaginamos”, pontuou o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do campus, professor de Biologia Karlan Rau.
A Mepec
A Mepec é um evento científico e cultural com abrangência multidisciplinar, promovido pelo Campus Blumenau anualmente. É um espaço para servidores do IFC e estudantes de cursos de ensino médio/técnico e superior compartilharem seus projetos.
Confira as fotos:
Mepec – 13/09/24 – por Gisele Silveira
Mepec – 14/09/24 – por Rosiane Magalhães
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos da matéria: Gisele Silveira