Na última sexta-feira, na sala C-16 do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau, o agora mestre Glauber Pereira de Souza, defendeu sua dissertação, intitulada Leitura e compreensão textual: tessitura de propostas pedagógicas para o ensino médio integrado, orientado pelo professor Bruno Nunes Batista. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), vivenciada em todo o mundo, a apresentação ocorreu em formato de videoconferência.
A banca avaliadora foi composta pelas professoras Josa Irigoite, Inge Suhr e Vanessa Ferreti Soares. Segundo a professora Inge, que também é coordenadora do curso, é uma honra participar como membro da banca e ouvir das professoras Josa e Vanessa que o trabalho apresentado é de qualidade, e que pode contribuir para ações que promovam o avanço da competência leitora dos alunos da Educação Profissional e Tecnológica.
Glauber, que trabalha na área da educação, diz que se identifica com a docência e que, por isso, decidiu fazer o mestrado. “Eu buscava aperfeiçoamento nas questões pedagógicas, e, ao concluir o ProfEPT, vejo que além desse aspecto, obtive desenvolvimento em tantos outros campos, especialmente na aquisição de um olhar mais aguçado para compreender as diversas variáveis envolvidas na formação de nossa sociedade”, observou ele.
Sobre o ProfEPT
O Mestrado Profissional em Ensino integra o programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em rede nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Glauber faz parte da primeira turma, que iniciou em 2018. As inscrições para o processo seletivo deste ano encerraram em março.
Resumo da dissertação:
A dualidade estrutural da educação básica brasileira caracterizou ao longo da história um modelo de educação profissional e tecnológica centrado na aprendizagem de processos operacionais necessários à execução do trabalho, em detrimento de uma formação humanística geral que possibilitasse ao sujeito um entendimento crítico da sociedade humana. Junto a isso, constata-se a existência de uma quantidade de sujeitos escolarizados que, embora saibam ler e escrever, não possuem um desenvolvimento de leitura suficiente que lhes proporcione produzir sentidos a partir dos textos lidos. Se dentro de uma sociedade grafocêntrica a leitura é condição exigida para uma participação mais efetiva nas práticas sociais, desenvolvê-la no âmbito da educação profissional e tecnológica se torna imperativo, no movimento de superação da dualidade estrutural. Assim, visando estipular práticas pedagógicas que contribuam para melhorar a capacidade de compreensão de textos dos alunos, elaborou-se a presente pesquisa, de caráter qualitativo e baseada na metodologia da pesquisa-ação, em que se construiu uma abordagem didática de trabalho textual centrado na análise de aspectos de constituição da textualidade, incorporada à ideia de caminhada interpretativa proposta por Geraldi (1993). O trabalho foi realizado por meio de intervenções planejadas junto a um grupo de alunos do 1º ano do curso Técnico em Química Integrado, do Instituto Federal Catarinense – campus Brusque – durante 10 encontros pedagógicos. A partir das discussões promovidas com os sujeitos participantes e da análise de questionários, ao longo da pesquisa foram gerados dados que permitiram depreender a necessidade de uma prática constante de atividades textuais nas aulas de Língua Portuguesa, para que se amplie entre os discentes a habilidade de ler e compreender textos. Dessa constatação, criou-se um produto educacional no formato de caderno didático-pedagógico dirigido a professores do ensino médio integrado, com apontamentos que ressaltam aspectos considerados relevantes na formulação de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da compreensão textual.
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Texto:Gisele Silveira/Jornalista | Cecom/Campus Blumenau
Fotos: Inge Suhr