• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Blumenau > Notícias > Mestrandas apresentam trabalho no maior evento nacional de educação

Início do menu principal
  • Nossos Cursos
    • EJA-EPT Eletricista Industrial
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Eletromecânica
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Informática
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Mecatrônica
    • Ensino Superior - Bacharelado em Ciência da Computação
    • Ensino Superior - Bacharelado em Engenharia Elétrica
    • Ensino Superior - Licenciatura em Pedagogia
    • Ensino Superior - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Pós-Graduação
    • Técnico Subsequente em Mecânica
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Mestrandas apresentam trabalho no maior evento nacional de educação

Quinta-feira, 31 de outubro de 2019

As alunas do Mestrado Profissional em Ensino do IFC Campus Blumenau Karem Resende e Luana Tillmann participaram da 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), maior evento nacional de educação, que ocorreu de 20 a 24 de outubro, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pela primeira vez, cegas usuárias de cães-guias apresentaram trabalho em uma reunião da ANPEd.

Elas apresentaram o trabalho Didática e Inclusão Educacional: Contribuições para o Trabalho Docente no Âmbito do Ensino Médio Integrado com Estudantes Cegos, quem tem orientação da professora e reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes. “Abordamos a didática na relação com os processos de inclusão educacional, especialmente no contexto do ensino médio integrado, fazendo um recorte dos nossos projetos que estão em andamento, que tratam de materiais táteis didáticos acessíveis e de tecnologias assistivas para favorecer o processo de ensinagem para alunos cegos. Estes estudos serão organizados, ao final do mestrado, na forma de produto educacional”, explicou Karem.

Ambos cães-guias, a Dallas e o Mambo, foram treinados pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do IFC Campus Camboriú. Elas contam que, desde a abertura do evento, até o último momento em que estiveram nas dependências da UFF, os cães foram o fator socializador. “Não houve um momento sequer em que as pessoas deixassem de perguntar de onde eles vieram, como foi o período de socialização e treinamento, e, é claro, se podiam fazer carinho, momento no qual, explicávamos todo o processo”.

Sobre o evento, elas consideraram a experiência de estar na presença de grandes nomes, inclusive de nomes que compõem o referencial teórico do mestrado, como Boaventura de Souza Santos, Maria Ciavatta, Demerval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Maria Izabel da Cunha e Celso Ferreti, indescritível”. “Nós só temos a agradecer à orientadora Sônia, por acreditar em nosso potencial e por ensinar e aprender com nossas particularidades, resultando nas pesquisas que apresentamos; à coordenadora Inge Suhr, que nos acompanhou e que proporcionar tamanho aprendizado nesses dias, estreitando laços e respeitando a individualidade de cada uma de nós e dos cães-guia. E ao IFC, por nos proporcionar educação pública, gratuita e de qualidade”.

******

Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: divulgação do evento

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.