• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Blumenau > Notícias > Novo diretor-geral do Campus Blumenau é empossado

Início do menu principal
  • Nossos Cursos
    • EJA-EPT Eletricista Industrial
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Eletromecânica
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Informática
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Mecatrônica
    • Ensino Superior - Bacharelado em Ciência da Computação
    • Ensino Superior - Bacharelado em Engenharia Elétrica
    • Ensino Superior - Licenciatura em Pedagogia
    • Ensino Superior - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Pós-Graduação
    • Técnico Subsequente em Mecânica
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Novo diretor-geral do Campus Blumenau é empossado

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

A solenidade de posse do novo diretor-geral do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau ocorreu na quarta-feira (12/02), no auditório da Escola Técnica do SUS de Blumenau (ETSUS). Assume a direção, pelo período de quatro anos, o professor Aldelir Fernando Luiz, eleito em setembro de 2019, com 55% dos votos válidos. A nomeação foi publicada em 29 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU).

A equipe que estará à frente das diretorias já foi definida pelo novo gestor. Assume a Direção de Desenvolvimento de Ensino (DDE) o professor de Biologia Péricles Rocha da Silva. Até então, Silva era coordenador de extensão no campus. Na Diretoria de Administração e Planejamento (DAP), permanece o administrador Patric Douglas Griseli. Além dos cargos de direção, a nova gestão está em processo de nomeação de coordenações de setores.

Para Aldelir, trata-se de um momento singular na história do campus, pois foi o primeiro pleito eleitoral. O diretor ressalta que o campus da atualidade é fruto do árduo trabalho e do comprometimento e dedicação dos técnicos, docentes, alunos e familiares. “A nova gestão assume o compromisso de continuar contribuindo, de forma mais incisiva, para a construção de um ambiente de trabalho cada vez melhor e mais humano, que será alicerçado sobre os valores do respeito e da cooperação entre as pessoas. A gestão será incumbida de realizar novos projetos à luz dos anseios da comunidade e de trabalhar para que o campus seja referência em seu local de abrangência e reafirme cada vez mais sua condição de escola pública, gratuita e de qualidade”, afirmou.

Esta foi a primeira eleição do campus, que, até então, era gerido em caráter pro tempore, uma vez que, à época do processo eleitoral institucional passado, ainda não possuía cinco anos de efetivo funcionamento, conforme rege o Decreto 6.986/2009, em seu artigo 13. Nos campi em processo de implantação, segundo a Lei 11.892/2008, os cargos de diretor-geral são providos em caráter pro tempore, por nomeação do reitor do Instituto Federal. O campus passou por cinco diretores-gerais pro tempores: Marilane Wolff Paim (2016-2019), Paulo César Rodacki (2014-2016), Carlos Renato Victória de Oliveira (2012-2014), Rony da Silva (2011 a 2012) e Walter Soares Fernandes (2010 a 2011).

Ex-diretora assume Diretoria de Pesquisa, na Reitoria

A professora Marilane Maria Wolff Paim, que veio cedida da Universidade Federal da Fronteira Sul, e que esteve à frente do campus por quase quatro anos, permanece no IFC como Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, a convite da reitora, Sônia Regina de Souza Fernandes.

Ao finalizar sua gestão, Marilane enviou uma mensagem de agradecimento: “Muitas coisas foram construídas, outras estão em processo, e outras ainda iniciarão. Isso faz parte da condição de gestão de uma escola, e no campus ainda há muito por fazer. Sigo para iniciar um novo projeto no IFC com a sensação de missão cumprida. Tenho a convicção de que ter passado por aqui e ter trabalhado com cada um de vocês foi fundamental para ter condições de seguir enfrentando novos desafios.”

Sobre o novo diretor-geral

Aldelir é professor do IFC desde 2010. Ele ministra aulas de informática para o ensino médio técnico e para o superior. É graduado em Ciência da Computação pela Associação Catarinense de Ensino (ACE). Tem especialização em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, pela UFSC, mestrado em Informática, pela PUCPR, e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas, pela UFSC. Antes de assumir a direção-geral, havia atuado, no período de 2011 a 2013, na coordenação de ensino e direção de desenvolvimento de ensino. Também foi coordenador do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Campus conta com equipe qualificada

O Instituto Federal Catarinense (IFC) é uma instituição pública federal reconhecida pela qualidade dos serviços prestados. Oferta cursos básicos de qualificação, ensino médio integrado, cursos técnicos, superiores e pós-graduação.

Caracterizada como uma escola de excelência, o IFC Campus Blumenau conta com equipe qualificada formada por 56 professores, em sua maioria docentes com título de mestre ou doutor, e 38 servidores técnicos administrativos, que são profissionais das mais diversas áreas para suporte das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os servidores atendem cerca de mil estudantes.

Cursos ofertados no campus

– Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Informática e Eletromecânica
– Curso técnico subsequente em Mecânica
– Cursos superiores de Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Engenharia Elétrica
– Pós-graduação strictu sensu: Mestrado Profissional em Ensino
– Proeja: Eletricista Industrial

 

******

Texto: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau
Foto: Cecom/Reitoria

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.