O dia 5 de junho é considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas como estratégia para chamar a atenção da sociedade mundial para o esgotamento dos recursos naturais e a necessidade de preservação. Para marcar o compromisso com a preservação do meio ambiente, o Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) e o Grêmio Estudantil do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau organizaram, de 12 a 16 de junho, a 8ª Semana do Meio Ambiente, voltada aos estudantes do ensino médio integrado.
O evento iniciou com uma gincana, organizada pelo Grêmio Estudantil, com arrecadação de lacres e tampinhas de latas e garrafas pets. Cada equipe participante tem uma caixa para depósito das tampas. A cada 500 gramas de material arrecadado, a equipe ganha 75 pontos. A arrecadação de lacres e tampinhas de latas e garrafas pets segue até final deste mês no campus. Os lacres serão entregues para o Rotary Club, que faz a campanha lacre solidário. Já as tampinhas serão entregues para o Sítio Dona Lúcia, que abriga animais abandonados.
A semana ainda contou com a estilista Eduarda dos Santos, da Fundação Hermann Hering, que abordou Moda Sustentável. Eduarda reforçou que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de cada cidadão. “Tornar uma sociedade mais sustentável e consciente dependerá do papel dos jovens como influenciadores na compra de produtos a partir de critérios éticos, sociais e ambientais”, observou.
Para fechar a semana, Elissa Retcheski, do Movimento ODS Santa Catarina, apresentou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De forma resumida, Elissa Retcheski explicou que os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável demonstram os pontos fundamentais para o desenvolvimento humano, olhando para pessoas e suas demandas, reforçando a necessidade de cuidar do planeta, revendo o conceito de prosperidade, e fortalecendo a importância de se trabalhar em parceria para construção de uma sociedade mais pacífica, justa e inclusiva. “Quando você conhece os ODS passa a entender os impactos que cada um de nós pode gerar, tanto positivos como negativos, mas principalmente, como podemos contribuir para uma relação mais sustentável, com as pessoas e com o meio ambiente em que todos os seres vivos estão inseridos e de alguma forma conectados”.
Para a professora Juliana Vasconcelos Wurmeister, membro do NGA, e que esteve à frente da organização do evento, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para reafirmar a importância de cuidar da natureza. “É um processo contínuo de sobrevivência do planeta. Precisamos refletir e promover ações educativas de conscientização ambiental para formarmos cidadãos conscientes. Ao participar dessas ações, os estudantes se tornam parte da construção de um mundo mais consciente e responsável com a natureza”.
O Núcleo de Gestão Ambienta (NGA) tem dentre suas atribuições discutir, formular e implantar a Política Ambiental do IFC. As ações do NGA são desenvolvidas por meio de projetos de pesquisa e extensão e também por processos administrativos típicos – como planejamento, controle, coordenação e motivação, visando alcançar metas e objetivos específicos em diferentes níveis de atuação, do operacional ao estratégico.
Confira alguns registros do evento:
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: Juliana Vasconcelos Wurmeister