No Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau, o esporte é visto como ferramenta educacional, que visa estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais, além de promover o bem-estar físico e mental. Vôlei, handebol, futsal, basquetebol e Jiu-Jitsu são modalidades ofertadas no projeto de ensino e extensão Treinamento de Esportes Coletivos. “Geramos momentos de descontração, interação, socialização e trocas possíveis nas relações humanas”, conta o professor de Educação Física Andrey Monteiro Borges, responsável pelo projeto.
Os benefícios do esporte ultrapassam o limite do bem-estar físico. Cerca de 100 estudantes aprendem sobre responsabilidade, trabalho em equipe, hábitos de vida saudáveis e comprometimento. O projeto também promove integração com alunos de outros campi da instituição e de outras escolas da região.
Para Aline Amaral, estudante do último ano do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em Informática, o projeto trouxe mudanças significativas, tanto academicamente como socialmente. “O projeto trouxe vida ao campus, incentivando a prática de exercícios físicos, aproximação e interação dos estudantes. Ela relata ainda que a prática de esportes ajuda psicologicamente os alunos, “com a diminuição de ansiedade, aumento de autoestima e redução da pressão dentro de sala de aula”.
No IFC existem ainda outras iniciativas que fomentam a prática esportiva, como os Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (JIFC). Os jogos têm como propósito propiciar aos estudantes do IFC a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa.
*****
Texto: Gisele Silveira – Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: Andrey Monteiro Borges