O projeto de extensão Ludopedismo: a Ciência do Futebol Arte, coordenado pelo professor de Português/Inglês Marcelo Cordeiro do Nascimento, desenvolveu-se com o objetivo de utilizar o futebol como elemento para discussão do caráter do povo brasileiro e suas características. O projeto leva o nome do livro que tem como autor o próprio professor Marcelo, sob o pseudônimo de Kaw Malangue. O livro Ludopedismo: a Ciência do Futebol Arte já foi adaptado para o formato de seminário, em 2014, e roteiro cinematográfico, em 2015. Com o projeto de extensão, ganhou mais uma adaptação, desta vez, em formato de aulas e lives.
Durante seis meses, de junho a novembro, foram feitas lives na página oficial do campus no YouTube, que abordaram temas como Ludopedismo Histórico (a relação entre futebol e história e entre futebol e política), Tipos de Boleiros (características do brasileiro e idiossincrasias do brasileiro), Tipos de Dribles (ginga e futebol arte), Futebol Inclusivo (a mulher no futebol e futebol adaptado), Emoções no Futebol (dentro e fora de campo). Além disso, foram desenvolvidas aulas assíncronas, disponibilizadas aqui.
O projeto que aborda a arte focada nos pés, contou com diversas mãos. O que havia sido pensado para ser presencial e virtual, precisou ser adaptado unicamente para o virtual, por conta do distanciamento social. Da edição de vídeos à administração de lives, da improvisação ao vivo ao domínio de plataformas eletrônicas de produção e disponibilização eletrônica de vídeos. Tudo isso em parceria com a professora Lara Emanuele da Luz, de Filosofia, e das técnicas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) Samara dos Santos, Mara Kortelt e Chris Lissak. O projeto ainda contou um convidado especial, o professor Sombra Vinoti, que tem experiência como técnico de times femininos.
O detalhe mais notável, segundo Marcelo, foi a participação das mulheres no projeto. “O que contribui para o processo de verdadeira democratização do acesso às mulheres aos ambientes notadamente associados aos homens. Essa participação feminina ocorreu não só no desenvolvimento do projeto, com a participação da colaboradora e das intérpretes, mas também no acesso a ele por parte de alunas, professoras e interessadas no tema”. A professora Lara conta que, a partir do projeto, passou a ver o futebol como um elemento de análise da sociedade brasileira, e mostrou-se interessada em continuar usando o futebol como elemento de estudo.
No que se refere à área educacional, Marcelo vê que as contribuições podem ser identificadas não só na utilização de um elemento popular no processo de ensino e aprendizagem, mas também na possibilidade de realização da interdisciplinaridade, tendo o futebol como elemento integrador. “Além de auxiliar no desenvolvimento de atividades remotas de qualidade, contribuindo para a readaptação do sistema educacional dentro do contexto da pandemia”, ressaltou.
O conteúdo das lives servirá de material para a produção do segundo volume da obra literária que havia originado o projeto, que também prevê adaptações para formatos de programa de rádio e videogame. “Desejamos repetir a atividade no ano de 2021. Por conta das incertezas geradas pela pandemia e a dificuldade de se estabelecer datas precisas para a realização de qualquer tipo de atividade, pensamos em continuar no formato remoto”, adianta o professor Marcelo.
Quer conferir os vídeos do projeto? Clique aqui.
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Texto: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau.