• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Blumenau > Notícias > Projeto de Extensão do campus reúne professores de Blumenau em minicurso

Início do menu principal
  • Nossos Cursos
    • EJA-EPT Eletricista Industrial
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Eletromecânica
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Informática
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Mecatrônica
    • Ensino Superior - Bacharelado em Ciência da Computação
    • Ensino Superior - Bacharelado em Engenharia Elétrica
    • Ensino Superior - Licenciatura em Pedagogia
    • Ensino Superior - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Pós-Graduação
    • Técnico Subsequente em Mecânica
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PROPESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Projeto de Extensão do campus reúne professores de Blumenau em minicurso

Segunda-feira, 28 de julho de 2025

No início do mês de julho, 62 professores de Blumenau participaram de mais uma formação prevista no projeto de extensão do IFC Campus Blumenau, intitulado “Processos Formativos em Alfabetização e Letramento na e para a Rede Municipal de Educação de Blumenau: formação continuada de professores alfabetizadores”. A ação é em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), e tem como coordenadora a professora Bernadete Machado Serpe, que conta com o apoio de 17 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia do campus.

Neste segundo encontro, os professores participaram do minicurso “O letramento nos Anos Iniciais” ministrado pela professora Inge Renate Fröse Suhr. Inge ressaltou que é inevitável falar de alfabetização sem articular sobre a função social do ensino. “Como as crianças estão inseridas em uma sociedade grafocêntrica, o ensino da leitura e da escrita na escola entra como papel de inclusão social, caso contrário, podem levar à exclusão do indivíduo que não possui domínio do código da Língua Portuguesa”. É neste sentido, segundo ela, que o processo de alfabetização deve criar contato entre quem está aprendendo e os usos sociais da escrita e da leitura com significado, no qual o texto é o eixo principal dessa metodologia. “Alfabetizar está ligado ao ensino do sistema alfabético de escrita, enquanto o letramento é o uso social da escrita para interpretar, compreender e produzir textos. Por isso, alfabetizar letrando é uma possibilidade de usar a leitura e a escrita de forma funcional na sociedade”, resumiu a palestrante.

Durante o minicurso, a palestrante utilizou o livro Ladrão de Galinhas, de Beatrice Rodriguez. Mesmo sendo um livro sem escrita, ele se comunica através do uso social da fala, na qual a linguagem oral é utilizada para construir uma interpretação das imagens. “Para desenvolver algumas atividades na perspectiva do ‘alfaletrar’, a professora Inge sugere a leitura e a escrita coletiva e individual e a reflexão sobre o sistema de escrita da Língua Portuguesa, para que os alunos construam essa aprendizagem em conjunto”, observou a professora Bernadete.

******
Texto: Cecom Campus Blumenau.
Fotos: Equipe do projeto

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.