No início do mês de julho, 62 professores de Blumenau participaram de mais uma formação prevista no projeto de extensão do IFC Campus Blumenau, intitulado “Processos Formativos em Alfabetização e Letramento na e para a Rede Municipal de Educação de Blumenau: formação continuada de professores alfabetizadores”. A ação é em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), e tem como coordenadora a professora Bernadete Machado Serpe, que conta com o apoio de 17 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia do campus.
Neste segundo encontro, os professores participaram do minicurso “O letramento nos Anos Iniciais” ministrado pela professora Inge Renate Fröse Suhr. Inge ressaltou que é inevitável falar de alfabetização sem articular sobre a função social do ensino. “Como as crianças estão inseridas em uma sociedade grafocêntrica, o ensino da leitura e da escrita na escola entra como papel de inclusão social, caso contrário, podem levar à exclusão do indivíduo que não possui domínio do código da Língua Portuguesa”. É neste sentido, segundo ela, que o processo de alfabetização deve criar contato entre quem está aprendendo e os usos sociais da escrita e da leitura com significado, no qual o texto é o eixo principal dessa metodologia. “Alfabetizar está ligado ao ensino do sistema alfabético de escrita, enquanto o letramento é o uso social da escrita para interpretar, compreender e produzir textos. Por isso, alfabetizar letrando é uma possibilidade de usar a leitura e a escrita de forma funcional na sociedade”, resumiu a palestrante.
Durante o minicurso, a palestrante utilizou o livro Ladrão de Galinhas, de Beatrice Rodriguez. Mesmo sendo um livro sem escrita, ele se comunica através do uso social da fala, na qual a linguagem oral é utilizada para construir uma interpretação das imagens. “Para desenvolver algumas atividades na perspectiva do ‘alfaletrar’, a professora Inge sugere a leitura e a escrita coletiva e individual e a reflexão sobre o sistema de escrita da Língua Portuguesa, para que os alunos construam essa aprendizagem em conjunto”, observou a professora Bernadete.
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Texto: Cecom Campus Blumenau.
Fotos: Equipe do projeto