Voltado ao enriquecimento do repertório de práticas educativas dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC Campus Blumenau, o projeto integrado de ensino e extensão Oficinas Pedagógicas: saberes e fazeres necessários à docência na educação infantil encerrou em novembro, após 10 encontros, sete oficinas presenciais, dois encontros de planejamento e uma visita lúdica. Coordenado pela professora Francini Carla Grzeca, o projeto cumpriu o previsto: sensibilizou o olhar poético, estético e artístico dos participantes, fazendo-os vivenciar dimensões da profissionalidade na educação infantil.
A primeira etapa do projeto abarcou ações de ensino, que consistiu na oferta de sete oficinas pedagógicas realizadas presencialmente, acrescidas de atividades assíncronas. O público-alvo foram estudantes do curso de Pedagogia do campus. Esta etapa teve início no mês de março e encerrou em setembro. Foram oficinas com os seguintes temas: A Roda na Educação Infantil: para além de uma estratégia didática, uma proposta pedagógica; Práticas de Contação de História; Uma História Cantada, Uma Canção Contada: a música como recurso lúdico para brincar na educação infantil; Materiais não Estruturados: possibilidades para produção artística e pedagógica; O Brincar Heurístico e Linguagem Artístico-Cultural na Educação Infantil: arte-natureza e Brincadeiras de Roda.
Além do ensino, o projeto também esteve voltado à extensão, que consistiu em ações com crianças da rede de ensino infantil de Blumenau. Esta segunda etapa focou na realização de ações que englobam o planejamento, a produção de materialidades e a execução da ação de extensão pelos estudantes cursistas das oficinas pedagógicas. O público-alvo desta etapa foram 35 crianças de 4 e 5 anos, matriculadas no Centro de Educação Infantil (CEI) Wally Serena Brandes, instituição parceira no projeto. A ação de extensão, nomeada de visita lúdica, compreendeu a realização da recepção das crianças nas dependências do campus, mediada por práticas educativas construídas a partir das oficinas pedagógicas, e que objetivaram a exploração dos espaços da instituição como a brinquedoteca, a biblioteca, a área externa e o refeitório.
Para a acadêmica Maria Eduarda Sottili, foi uma experiência enriquecedora para a formação como futura educadora. “Durante o projeto, pude integrar teoria e prática, aprofundando meu entendimento sobre as abordagens pedagógicas necessárias para trabalhar com crianças e criando um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante”. Segundo ela, as oficinas ampliaram seus conhecimentos e proporcionaram a oportunidade de trocar experiências com outros participantes. “A experiência foi essencial para me sentir mais preparada, confiante e sensível aos desafios que irei enfrentar na minha trajetória profissional”.
Além da coordenadora, participaram do projeto como colaboradoras a professora Luciana Monteiro do Nascimento e a pedagoga Lilian Cristina de Souza, além dos bolsistas Acir Tadeu Cardoso e Evelen Serrão da Silva. Para a equipe, o projeto mobilizou saberes e fazeres da docência na educação infantil, enriquecendo o repertório de práticas educativas dos estudantes do curso de Pedagogia. “Tanto nas oficinas pedagógicas, quanto na ação extensionista, foram vivenciadas situações de exploração, investigação e criação a partir de diferentes linguagens, tendo como referência as culturas das infâncias. Destacamos, que o projeto possibilitou a integração entre os estudantes das diferentes fases do curso de Pedagogia, contribuindo com a troca de experiência e o fortalecimento de identificação com o curso”.
Confira alguns registros dos encontros:
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Texto: Gisele Silveira /Jornalista/Cecom Campus Blumenau
Fotos: Divulgação do projeto