O projeto de Ensino Meu Maracatu pesa uma tonelada é uma iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas (Neabi) do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau em parceria com o Maracatu Capivara, coletivo cultural da cidade. É coordenado pelos professores Marcelo Cordeiro do Nascimento e Franz Kafka Porto Domingos, coordenador e vice-coordenador do Neabi do campus, com apoio das integrantes do coletivo Maracatu Capivara, Ana Carolina Pereira e Camilla Meier Furquim.
O objetivo é apresentar os elementos básicos do Maracatu para os participantes do projeto de forma prática e lúdica. O público-alvo são estudantes do ensino médio técnico integrado do campus, mas podem participar servidores também. “Os adolescentes estão se distanciando das atividades lúdicas de caráter socializante, muito por conta do advento das tecnologias de comunicação contemporânea que criam uma situação incomum: ao mesmo tempo que aproxima as pessoas virtualmente, as afasta do contato tête-à-tête.”, diz um trecho do projeto.
Na prática, o projeto Meu Maracatu pesa uma tonelada, que faz uso da manifestação cultural de origem afro-brasileira e indígena, procura fazer com essa interação off-line ocorra de maneira lúdica de forma mais constante: quando os participantes estão estudando e tocando seus instrumentos, deixam de lado, por um tempo, seus dispositivos eletrônicos e passam a interagir de maneira mais tradicional.
O projeto também reforça os processos de educação antirracista, uma vez que, em sua formação, a cultura Maracatu inclui elementos das culturas formadoras do Brasil, em especial as culturas negras e indígenas, que é foco do Neabi. “O enfrentamento ao racismo e seus congêneres deve ocorrer de forma constante em diversas áreas e a cultura é um elemento vital para evidenciar a superlatividade das culturas negra e indígena, destacando as contribuições essenciais dessas duas etnias para a formação e desenvolvimento do nosso país”, afirma o professor Marcelo Nascimento em sua proposta de projeto.
Ao final do projeto está prevista uma apresentação musical em que o coletivo Maracatu Capivara trará a tradicionalidade do estilo musical realçando as nações “Estrela Brilhante de Pernambuco” e a nação “Encanto do Pina”, enquanto a banda “The Afrodescents” fará uma apresentação com músicas que apresentem o diálogo do Maracatu com a música pop brasileira e mundial.
Os encontros ocorrem quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h30 às 16h30, na área externa da sala de música do campus.
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: equipe do projeto