A turma da primeira fase do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Blumenau participou de uma atividade diferenciada no mês de março. A proposta era planejar ações científicas, a partir de leituras, e depois apresentá-las à turma. Experiências como “vulcão em erupção”, “eletricidade estática com balões”, “pressão atmosférica: copo com água e folha de papel”, “leite psicodélico com corante e detergente”, “anatomia dos peixes” “água e densidade” e “lâmpada de lava” envolveram os acadêmicos na prática pedagógica.
A proposta integra o componente curricular Pedagogia e Profissão Docente, ministrada pela professora Bruna Heloísa Silva Raiol. Segundo ela, dentre os objetivos da atividade estavam planejar, observar e experienciar ações científicas que poderão ser desenvolvidas pelos futuros professores. “A medida que eles iam apresentando as mediações, eu ia travando a relação teórico-prática entre o proposto nos textos e o vivido por meio de apresentações, nas quais eles simulavam ações docentes e científicas com a participação representativa de crianças, jovens e adultos”, explicou Bruna.
As acadêmicas Amanda Cinara Gomes de Lima e Márcia Schlindwein propuseram a experiência da “erupção do vulcão”. Amanda, que é deficiente auditiva, conceituou como se formam e se ativam os vulcões, contextualizando a experiência científica para a turma, que recebia a informação pela tradução da intérprete de libras, feita pela servidora Samara dos Santos. Amanda conta que ficou muito ansiosa em participar da experiência de simular uma mediação com crianças e alunos representados pelos colegas de sala. Ela planejou e estudou o que ia falar e, como a turma se mostrou interativa, ficou bem à vontade.
Confira alguns cliques das apresentações:
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: Bruna Raiol