Eles treinaram com afinco, fecharam parcerias com patrocinadores, foram campeões invictos nos Jogos Internos do IFC (JIFC), e com isso se classificaram para os Jogos dos Institutos Federais da região Sul (JIFSUL), onde deram um show de bola e conquistaram o título de vice-campeões, o segundo melhor time de voleibol da região sul do Brasil entre os Institutos Federais (IFs).
No JIFC, o time jogou dois jogos na fase de grupo, um nas quartas, um na semifinal e um na final. Em todos esses jogos eles não perderam nenhum set. No JIFSUL, o time jogou dois jogos na fase de grupo e um na semifinal. Também sem perder um set. A final foi entre IFC e IFSC, em que o IFSC levou o primeiro lugar.
O atleta Lucas Enipane conta que a experiência de estar no JIFSUL foi incrível. “Jogar o Jifsul é algo que eu desejo a todos, estar em um ambiente de competição alojado com vários atletas de várias cidades que você não faz nem ideia de onde fica, cada sotaque, cada jeito de ser, a essência de cada um, tanto os professores quantos os alunos, conhecer a cada um fazer amizades criar rivalidades é algo que vai ficar na memória independente de quantos anos se passem”.
Para o professor de Educação Física do IFC Campus Blumenau Andrey Monteiro Borges, técnico do time, a atmosfera que envolve os jogadores, os jogos e todos os seus participantes é o que tem de mais rico nessa experiência. “As trocas, as relações, os diálogos, as potências das individualidades quando confrontadas com outras, é sinônimo de aprendizagem. Se tratando da etapa do JIFSUL se torna ainda mais rico, as culturas e costumes, envolvidos nas redes da competição e no desejo da vitória, fica ainda mais bonito de ver. Acredito que nisso tudo torna a experiencia única e que deveria ser possível mais alunos experienciar isso tudo”, observou.
Como o voleibol masculino se consolidou no IFC?
A ideia partiu do projeto integrado Treinamento de Esportes Coletivos, idealizado pelo professor Andrey. Nele, os estudantes treinavam handebol, basquetebol, futsal e voleibol. O professor conta que a proposta era manter os alunos ativos nas práticas de atividades físicas, para depois selecionar para o JIFC (que permite apenas 50 alunos por campus, sendo 11 especificamente do voleibol). Com o potencial dos estudantes do vôlei, foi possível levar 11, sete titulares e quatro reservas. Quando o campus passou da etapa estadual (JIFC) para a etapa regional (JIFSUL), outros alunos/atletas foram convidados, inclusive de outros campi, para comporem e fortalecerem o time, que deixou ser o time do IFC Blumenau para tornar-se o time do estado, que representa o IFC. Integraram o time vice-campeão um estudante de Ibirama, um de Luzerna, dois de Camboriú e foram mantidos os seis alunos do campus Blumenau do ensino médio e um da graduação.
Um time com patrocinadores
Os bons resultados no JIFC trouxeram dois patrocinadores para o estadual: a Limite Sul e a Metalúrgica SCHILD. As empresas foram as responsáveis pelo uniforme do time.
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: Mariana Guilande