Estudantes do Ensino Médio, que têm entre 14 e 18 anos, podem votar no representante de Santa Catarina ao Parlamento Juvenil Mercosul (PJM). O eleitor deverá acessar o site pjm.mec.gov.br, fazer um cadastro e votar no seu candidato, que terá mandato de dois anos. Com o projeto Portal de Oportunidades uma janela de solidariedade para jovens estudantes em busca do primeiro emprego, o estudante do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau Vinicius Franke da Silva está na disputa pela vaga que representa o Estado.
Os projetos inscritos pelos candidatos deviam contemplar a realidade local do estudante e propor ações que estimulem a participação juvenil no ambiente escolar. Orientado pelo professor Cloves Alexandre de Castro, Vinicius propôs criar um portal que possibilite ao empregador acessar os perfis de jovens em busca do primeiro emprego, ao mesmo tempo em que divulga vagas de trabalho. “Trata-se de uma plataforma online, pública, gratuita e de livre acesso, na qual os jovens e as empresas possam criar perfis que possibilite uma relação entre contratado e contratante”, explica Vinicius.
Sobre o PJM
É promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). Nesta primeira etapa, foram classificados quatro projetos por Estado, totalizando 108 trabalhos de estudantes do 1º ou do 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado de escolas públicas. Na segunda etapa, que é por meio de votação, serão escolhidos 27 representantes brasileiros, um por unidade da federação. Atualmente, o estado de Santa Catarina é representado no PJM pela estudante do ensino médio integrado do IFC Campus Ibirama Aymee Agnes de Andrade Sinn. Em 2016, ela foi selecionada com o projeto Imigração Haitiana no Brasil, inclusão e diversidade de raça.
*****
Texto e foto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau